quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

4ª REDEC acompanha os trabalhos de retirada dos blocos rochosos na encosta da Serra da Matinha




Nos dias 15 e 16/01/2010 (segunda e terça-feira), o Maj. QOBM Cláudio Fernando Tavernard Trindade, Coordenador Regional de Defesa Civil da 4ª REDEC, designou os Cb’s. BM Léo Duarte dos Santos e Augusto Riler de Amorim Lopes – Tec’s. da 4ª Regional de Defesa Civil para fazerem o acompanhamento juntamente com membros da COMDEC de Santarém na área de encosta no bairro da Matinha no município, dos serviços de retirada das encostas dos blocos rochosos que se encontravam em risco de rolarem para as casas que estão instaladas no entorno da Serra da Matinha.

A Prefeitura municipal de Santarém contratou a empresa MELLO AZEVEDO para executar os serviços, na oportunidade foram desenvolvidas as ações de retirada das famílias das casas do entorno da Serra, pelo fato de haver o risco de desprendimento dos blocos rochosos durante a execução dos serviços. As famílias foram removidas de suas casas para um abrigo provisório montado pela COMDEC em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Secretária Municipal de Assistência Social, a escola municipal Sérgio Henn foi o local que serviu para montar o abrigo aos munícipes.

A empresa contratada pela Prefeitura municipal para executar o serviço, fez a escavação do terreno na base do bloco rochoso de maior porte, para em seguida fazer o tombamento do mesmo para a área interna do barranco, eliminando com isso a possibilidade do referido bloco incidir em uma possível rolagem, eliminando esse risco do bloco maior, o outro serviço feito foi a escavação do terreno no alto da serra, exatamente no local que servia de via de acesso aos caminhões para subirem para fazer a extração ilegal, com o objetivo de criar um meio de conter os blocos que se encontram ainda elevados, caso venham a se desprender e rolarem, para não chegarem até as casas no entorno da serra esses serviços foram acompanhados e administrados pelo Engenheiro da Empresa o Sr. ALUÍSIO e o Encarregado do serviço o Mestre de Obras JOSÉ ANASTÁCIO DE OLIVEIRA.

 
Texto e Fotos: Cb BM RILER – Técnico da 4ª REDEC – Santarém.
Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox