quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

CFSD BM Santarém realiza simulado de salvamento em altura


No último dia 19 de fevereiro (sexta-feira), no prédio da Oi-Telemar, que tem aproximadamente 50 metros de altura, houve uma simulação de salvamento em altura, sob a coordenação do Comandante do 4º GBM, Major Tavernard.
A simulação faz parte dos treinamentos do Curso de Formação de Soldados BM, que teve a oportunidade de colocar em prática aquilo que foi repassado nas instruções de salvamento em altura “O quartel de Santarém possui torres para salvamento com aproximadamente 8 metros de altura”.
Durante todo o período de curso, essa foi a primeira demonstração pública realizada com os alunos, podendo-se notar claramente a ansiedade e o nervosismo por parte de alguns, normal nestes casos, que logo foi superado devido à segurança oferecida e repassada pela equipe de instrutores do 4º GBM. Comandada pelo 2º Sargento Cardoso, especialista em Salvamento em Altura e instrutor da disciplina, garantindo que tudo ocorresse sem qualquer incidente. Além das técnicas de rapel, negativa e “homem-aranha”, foram colocadas situações que podem ocorrer durante o resgate de vítimas, onde a única forma de procedimento é a retirada destas pela parte externa da edificação através do emprego de cordas e macas. Foram apresentados também os procedimentos com abordagem direta para o caso de resgate com suicida.
O evento atraiu a atenção de várias pessoas que passavam pelo local e foi bastante difundido nas emissoras de TV local, servindo então como forma de divulgação das atividades bombeiro militar no município de Santarém.
“Após formados esses alunos atuarão em prol da sociedade nos plantões de 24 horas, por isso, será exigido dos mesmos técnica, tática e qualidade em todas as ocorrências que venham a dirimir. Portanto, capacitá-los aperfeiçoando seus conhecimentos em salvamento em altura e demais formas de salvamento torna-se uma prioridade na formação desses futuros soldados do fogo” - disse o Major BM Tavernard – Comandante do 4º GBM/ Santarém.


Texto: Maj Tavernard e Cb Quemel.
Fotos: Cb Quemel.


Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox