quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Operação do 4º GBM garantiu maior segurança no Sairé 2011


 
O Corpo de Bombeiros atuou no período de 15 a 19 de setembro na Operação Sairé que foi concluída com saldo positivo no que diz respeito à redução de ocorrências em relação ao ano passado.

O efetivo empregado pelo 4º GBM foi de 121 militares, distribuídos entre oficiais e praças, em escalas diurnas e noturnas nos serviços de Guarda Vidas, Mergulhadores, Prevenção Contra Incêndio e Pânico, Serviços de Urgência e Emergência, Defesa Civil e Apoio Logístico.
O apoio operacional contou com Viaturas de Incêndio (ABSR-09), Auto Rápidas (AR-46), pick-up da 4ª REDEC, Motomec (Land Rover) para apoio mecânico (automotivos e/ou náuticos) e equipamentos náuticos para resgates aquáticos, além de barracas para Guarda-Vidas e Centro de Comando onde funcionou o Sistema de Comando de Incidentes, e a escola municipal onde funcionou, em uma de suas salas, a base de apoio para guarda e pernoite de Viaturas e militares no serviço de prevenção no Sairódromo.
À noite a segurança do público presente durante as apresentações no Sairódromo foi garantida por guarnições para combate a incêndio e socorro, que graças aos serviços preventivos, realizado por vistorias e orientações aplicadas de acordo com normas vigentes, principalmente à capacidade de lotação do ambiente, o que resultou em quase zero atendimento.
O ponto forte da operação está no serviço de Guarda-Vidas. Este ano mais de 120 mil pessoas frequentaram Alter do Chão durante o Sairé e as praias, do Cajueiro e Ilha do Amor, são o principal atrativo e bastante disputadas.
Durante o período do evento o número de ocorrências envolvendo banhistas reduziu consideravelmente, haja vista o trabalho de prevenção realizado pela Unidade com o apoio da imprensa televisionada e escrita, e ainda, na distribuição de folders educativos antes e durante a realização dos eventos.
Outro fator primordial foi a integração com os demais órgãos de segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, SEMMA e Capitania dos Portos), o que resultou em um trabalho mais eficiente, pois os Guarda-Vidas posicionados em pontos estratégicos em companhia de policiais militares coibiu em muito a ação de pessoas que tentavam atravessar em locais de risco. A Defesa Civil Estadual (4ª REDEC) e Municipal também esteve presente nas praias prestando o serviço de orientações de segurança.
Além de lanchas e 01 jet-ski, o Corpo de Bombeiros contou com o auxílio das embarcações da Marinha do Brasil, da Polícia Civil, do Grupo Tático da Polícia Militar e da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).

A comunicação em rede ponto-a-ponto ajudou a fornecer a localização e identificação de banhistas em situação de perigo, diminuindo o tempo resposta para o salvamento, evitando assim, a perda de vidas.
       
Um jet-ski, cedido em parceria pela empresa Tapajós Náutica, foi fundamental nos salvamentos. Com ele 13 afogamentos foram evitados, dos quais 04 seriam fatais.
O balizamento de todos os locais de banho permitiu um lazer seguro, haja vista que durante os 05 dias de evento nenhuma embarcação adentrou na área de banhista, reduzindo para zero os acidentes envolvendo embarcação e banhista. Vale ressaltar que as boias e cordas utilizadas na sinalização também foram doadas através de parceiras com o grupo Yamaha e a empresa Ar Frio.
No decorrer da Operação foram registradas 46 ocorrências, onde a maioria foi princípio de afogamento, devido à tentativa de algumas pessoas para atravessar a nado para a ilha.

REGISTRO DE OCORRÊNCIAS
QUANTIDADE
TOTAL
15/09
16/09
17/09
18/09
19/09
Princípios de afogamento
-
01
03
24
-
28
Criança perdida
-
-
-
01
-
01
Pessoa com ferimentos
-
-
-
-
-
-
Pessoa Alcoolizada
-
-
-
03
-
03
Mal súbito
-
-
-
-
-
-
Acidente causado por animal marinho
-
01
01
01
-
03
Acidente com abjetos cortantes
-
-
-
-
-
-
Transporte de emergência
-
-
-
01
-
01
Insolação
-
-
-
-
-
-
Hemorragias
-
-
-
-
-
-
Parada cardiorrespiratória
-
-
-
-
-
-
Escoriação
-
-
-
08
-
08
Cefaleia
-
-
-
-
-
-
Fratura/luxação
-
-
-
02
-
02
Curativos
-
-
-
-
-
-
Afogamento fatal
-
-
-
-
-
-
TOTAL DE OCORRÊNCIAS
-
02
04
40
-
46

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox