quarta-feira, 2 de maio de 2012

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil intensifica as ações na Região Oeste do Pará


Na manhã de segunda-feira, 30, o Coordenador Estadual de Defesa Civil e Comandante do Corpo de Bombeiros do Pará, Coronel Hegésipo Donato Teixeira Júnior, esteve juntamente com uma comitiva visitando a região para tratar sobre a doação de madeira para as famílias atingidas pela enchente bem como tomar conhecimento da situação em que cada um dos municípios que decretou estado de emergência enfrenta. O trabalho de acompanhamento da Defesa Civil do Estado iniciou por volta das 10h com a chegada do Coordenador da Defesa Civil e representante da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Coronel Hilberto Figueiredo, que após reunião na Sala de Situação da 4ª Regional de Defesa Civil (4ª REDEC) seguiram para o município de Alenquer.

De acordo com o Coronel Donato, o retorno da comissão estadual de Defesa Civil e representante da Segup, visa amenizar a problemática das famílias ribeirinhas. “Nós viemos dar resposta às solicitações das COMDECs (Coordenadorias Municipais de Defesa Civil), e uma delas é com relação à doação de madeira, que o ribeirinho necessita para poder tomar providência em relação às suas casas que estão alagadas, e nós temos a doação do Ibama, 2 mil metros cúbicos de madeira, que serão beneficiadas e distribuídas para os municípios atingidos”, declarou o comandante.

Dos 19 municípios que compõem a região do Baixo Amazonas apenas o município de Alenquer conseguiu o reconhecimento de situação de emergência. A informação foi repassada durante uma reunião na 4ª REDEC. No Oeste Paraense, as cidades de Almeirim, Óbidos, Porto de Moz, Prainha e Terra Santa aguardam a analise do Sistema Nacional de Defesa Civil em Brasília e outros seis municípios, Aveiro, Belterra, Faro, Juruti, Oriximiná e Santarém já decretaram alerta para as cheias dos rios que na segunda-feira apontava 7,84 metros, de acordo com a régua da Agência Nacional das Águas (ANA).

Também esteve em Santarém, o representante da Segup, coronel Hilberto Figueiredo, que falou sobre o objetivo da visita à Santarém e região. “Nosso objetivo é verificar as principais necessidades da população atingida pela enchente e acompanharemos esse processo da doação e beneficiamento da madeira, e verificaremos se toda essa madeira está em condições de ser distribuídas para essas famílias” explicou o Oficial.

Segundo o  coronel Hilberto toda a madeira destinada a doação pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para a Defesa Civil Estadual está depositada no município de Uruará e após a avaliação poderá ser beneficiada e distribuída à população.

De acordo com o Deputado Alexandre Von, a bancada do Oeste Paraense na Assembléia Legislativa do Estado está acompanhando as ações realizadas pela Defesa Civil. Ele informou que os deputados estão “Nós estamos trabalhando para que não faltem os recursos financeiros para aportar às ações da Defesa Civil e cobrando a liberação de recursos da Secretaria Nacional da Defesa Civil”, informou o Deputado que reconhece a urgência da liberação de recursos para as coordenadorias de Defesa Civil Municipais.

Ascom 4º GBM
Martha Costa/ Al CFS Quemel

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox