sábado, 8 de setembro de 2012

Sairé: 90 Bombeiros irão atuar em Alter do Chão


Esquema de segurança inclui as praias de Alter do Chão e o Sairódromo
O 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM) disponibilizará este ano 90 militares para atuarem durante os cinco dias do Sairé na vila balneária de Alter do Chão, a cerca de 30 quilômetros de Santarém, que será realizado de 13 a 17 de setembro. Os militares, que iniciaram treinamento intensivo durante o mês de junho, como preparação para a Operação Veraneio 2012, terão a missão de atuar como guarda vidas nas praias do Cajueiro e Ilha do Amor e ainda na prevenção de acidentes e conflitos na área denominada de Sairódromo, local onde acontece a disputas dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa.

De acordo com a informação do comandante do 4º GBM, tenente coronel Cláudio Tavernard Trindade, o trabalho dos bombeiros começa antes do início da festa. “Há todo um esquema montado para este evento, a estrutura da arquibancada já começou a ser montada e isso facilita o trabalho das vistorias que é uma preocupação nossa muito antes da festa começar”, falou o comandante sobre o trabalho dos militares que integram a Seção de Atividades Técnicas (SAT).
Com pouco mais de 110 homens integrando o 4º GBM, a unidade resguardará apenas o efetivo necessário para o serviço na sede do comando deixando os demais militares de sobreaviso para possíveis necessidades da corporação. “O nosso planejamento é estratégico para o Sairé e vai compor cerca de 90 homens que em forma de rodízio estarão trabalhando de manhã e à tarde nas praias e à noite no Sairé, devendo permanecer em Santarém os militares da escala de serviço para não desguarnecer a cidade e assim atender as ocorrências que venham a surgir neste período”, disse.

O comandante dos bombeiros informou que é comum na chegada do verão a preparação dos militares para as ocorrências de praia. “O corpo de bombeiros veio se preparando durante os últimos dois meses não somente para o Sairé, como para outras situações. Tivemos em julho a Operação Veraneio 2012 em Santarém, incluindo a praia do Pindobal em Belterra, e no Sairé iremos cobrir a Ilha do Amor, a Praia do Cajueiro e a Praça das apresentações”, complementou.

Como novidade para este ano na atuação do Corpo de Bombeiros para o Sairé 2012 o comandante informou que as crianças do Projeto Escola da Vida (PEV) realizarão um trabalho diferenciado em Alter do Chão. “As crianças do Projeto Escola da Vida trabalharão junto com uma equipe de Belém dando orientação aos banhistas e pessoas que participarem do evento como uma forma de prevenir que elas venham a se perder dos pais. Estaremos com pulseiras de identificação e será um trabalho completo e conjunto entre as crianças da Escola da Vida e a Defesa Civil do Estado”, enfatizou.

Os militares que irão atuar no Sairé este ano no trabalho de praia contarão com o apoio de lanchas, pranchas (novidade) e Jet-ski que serão cedidos por um empresário. Além do Corpo de Bombeiros, a Marinha, por meio da Capitania dos Portos de Santarém, também irá realizar um trabalho de prevenção de acidentes náutico e em vários pontos das praias de Alter do Chão será realizada a delimitação de área para as embarcações esporte recreio e embarcações de passageiros, como forma de evitar acidentes com banhistas. “A Marinha é uma grande parceira e já faz parte das ações deles orientarem as embarcações sobre os locais de navegação e também a delimitação dos banhistas e isso é muito importante porque reduz acidentes”, finalizou.

Fonte: O Liberal
Imprima esta Postagem

2009-2013 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox