segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Corpo de Bombeiros Militar do Pará celebra 130 anos de criação


 
Na última sexta-feira (23) aconteceu no quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, a solenidade dos 130 anos de aniversário da Corporação. O evento foi presidido pelo Vice-Governador do Estado, , representando o Governador Simão Jatene.

O evento contou com a participação de várias autoridades civis e militares, como o Deputado Estadual Manoel Pioneiro, Presidente da ALEPA, a Desembargadora Raimunda Noronha, Presidente do Tribunal de Justiça, Luiz Fernandes Rocha, Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, dentre outras autoridades.

A solenidade foi marcada com a entrega de medalhas para diversas autoridades civis e militares do CBMPA e de outras coirmãs, bem como instituições militares e civis.

Um dos momentos de maior destaque se deu por conta da leitura do decreto de promoção por ATO DE BRAVURA do Cabo Sérgio Mesquita, promovido a 3º Sargento, e do Soldado Anderson Barbosa, que foi promovido à graduação de Cabo. Em julho deste ano, a ação dos dois militares impediu a morte de um jovem, que ameaçava se jogar do alto de uma torre de transmissão de energia elétrica de 40 metros de altura, na Avenida Independência, em Belém, ganhando repercussão nacional.

O Comandante-Geral, Coronel BM Hilberto ressaltou em seu discurso: “O fato de fazermos parte de uma Corporação que possui alto índice de confiança perante a sociedade, que é por excelência o braço amigo do Estado, responsável por reduzir prejuízos, evitar ou minimizar sofrimentos, só aumenta a nossa responsabilidade de prestar serviços aos nossos irmãos nos mais diversos rincões deste Estado, de forma efetiva e eficaz.”

“O momento é de celebrar. O Corpo de Bombeiros do Pará completa 130 anos que iniciou com D. Pedro II, com 29 militares, e hoje já são 3.087 militares. Na República, as instituições são mais poderosas que as autoridades. Parabenizo, em nome do governador, por proteger a sociedade dos perigos, esta nobre instituição. Registro aqui o meu reconhecimento aos militares que ajudaram a construir esses 130 anos. Parabéns a todos os integrantes do CBM, e vida longa ao CBMPA” - disse o Vice-Governador Helenilson Pontes.

Ao final da solenidade, o ocorreu o desfile da tropa do CBM composta por vários militares, representando as Unidades Operacionais da Corporação, e o desfile os alunos do Projeto Escola da Vida. O destaque do desfile foi a participação da viatura Auto Escada Mecânica Magirus DEUTZ, origem Alemã, de 1975, fora da operacionalidade há mais de 20 anos.

Fonte: CBMPA

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox