segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Alunos do curso de mergulho participam de simulado de busca


Desde o dia 12 de novembro militares do Corpo de Bombeiros do Pará, do Amapá, além de militares da Polícia Militar estão participando em Santarém do Curso de Formação de Mergulhadores Autônomos (CMAUT). O curso promovido pelo 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Santarém conta com disciplinas, teóricas e práticas, e um total de sete provas, além de inúmeros treinamentos em praia e também piscina da cidade.

No final da tarde de quarta-feira, 12, os alunos participaram da busca do corpo de um jovem que supostamente teria se afogado em frente a orla da cidade. “Estamos analisando a capacidade deles de operacionalizar o mergulho, eles não sabem que é um simulado. O curso tem duração de 40 dias, falta uma semana para o término que será no dia 21, mas ainda temos duas provas e esperamos que não ocorram mais desligamentos”, declarou o instrutor do curso Tenente do Corpo de Bombeiros de Belém, Leandro Tavares de Almeida.
 
A atividade de mergulhador, segundo o Tenente é hoje uma das mais perigosas e necessárias para a Corporação e o militar deve realizar todo o planejamento antes de realizar o mergulho. “Esta é uma atividade estressante e perigosa e o militar está o tempo todo em alto risco, ainda mais quando a água está sem visibilidade nenhuma, como hoje, e em todos os casos há todo um planejamento técnico para verificar o tipo de busca realizada em cada área, que é a proteção dos mergulhadores”, explicou.
 
O Subtenente do Corpo de Bombeiros, Luiz Castro, falou sobre o curso que deve formar a primeira turma de mergulhadores em Santarém no próximo dia 21 de dezembro, sexta-feira. “Estamos na fase final do treinamento. Eram 29, hoje temos apenas 12, e eles estão sendo analisados na técnica da busca e reflutuação de objetos que a sociedade perde, bem como por corpos nas águas do Tapajós e também Amazonas. Esta é uma busca técnica onde tem supostamente um cadáver e eles estão tentando localizar seguindo as técnicas repassadas para eles”, finalizou.
 
Por Martha Costa Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox