quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

4º GBM tem novo Comandante


Na manhã da última quarta-feira, 06, o 4º GBM realizou uma cerimônia para passagem de comando do atual gestor, o Tenente-Coronel QOBM Cláudio Fernando Tavernard Trindade para o novo comandante, o Major QOBM Adailton Francelino de Souza. A cerimônia iniciou pontualmente às 9 horas e contou com a presença de autoridades civis, militares e convidados, além do efetivo que integra o Corpo de Bombeiros em Santarém, no quartel do 4º GBM e Infraero. Em Belém o comandante era chefe da 4ª Seção do Comando Geral e era responsável pela parte de logística, estando na Corporação há 25 anos, tendo antes feito parte da Polícia Militar do Pará.

De acordo com o Major Adailton, a mudança ocorre em obediência à determinação do comando e faz parte da rotina administrativa do Corpo de Bombeiros, bem como de todas as instituições militares. “O comando está sendo trocado por um ato administrativo e isso é regular na nossa instituição. Nós trabalhamos em varias unidades do Estado> ultimamente estávamos na 4ª seção que lida com a logística operacional e agora destacados para Santarém esperamos desenvolver um bom trabalho em prol da sociedade santarena”, falou o novo comandante.

Lotado em Santarém desde o dia 7 de agosto de 2009, o Tenente-Coronel Tavernard agora assumirá o comando do 1º Grupamento de Bombeiros Militar da Capital (1º GBM). Em Santarém, ao longo dos mais de três anos de comando, falou das conquistas alcançadas para o município e para a Corporação, que hoje é o segundo em termos de operacionalidade, ficando atrás somente dos grupamentos da Capital. “Graças a Deus e ao nosso Comandante Geral conseguimos realizar a reforma do nosso quartel que desde 1994, ano da sua construção, não tinha sido feita. Conseguimos para UBM a construção das salas de aula do Projeto Escola da Vida, o Curso de Formação de Sargentos, Curso de Mergulho, e tantos outros equipamentos”, falou Tavernard, emocionado.

DSC00421Sobre sua ida para o comando do 1º GBM o Tenente-Coronel foi categórico e informou que ser militar é sempre estar disposto a mudar de casa, de cidade e muitas vezes ficar longe do aconchego do lar. “Vejo como mais uma missão a ser cumprida, fazemos parte de uma das instituições mais confiáveis e temos a missão de salvar vidas, independente de quem seja. Algumas vezes estamos longe de casa, longe da família e esse é o nosso dever. Em Belém me dedicarei ao máximo para fazer o mesmo trabalho feito em Santarém.” enfatizou.

Já o Major Adailton falou da responsabilidade de assumir o comando do quartel do Corpo de Bombeiros de Santarém, município com mais de 300 mil habitantes e que ainda presta apoio a dois outros municípios, o de Mojui dos Campos, consolidado no dia 1 de janeiro e o de Belterra, emancipado há 16 anos. “Estamos assumindo uma responsabilidade muito grande e esperamos contar com o apoio de toda a sociedade santarena, do efetivo do 4º GBM e das forças de segurança pública, e esperamos dar continuidade no trabalho deixado pelo Tenente-Coronel Tavernard”, finalizou o comandante do 4º GBM.DSC00454 Respondem oficialmente ao comando do 4º GBM o Major QOBM Adailton Francelino de Souza e o Major QOBM Luiz Cláudio. O Corpo de Bombeiros possui sede própria localizada no bairro da Prainha e tem três viaturas de incêndio; duas unidades de resgate; duas embarcações rápidas (lanchas); além de motos resgate e em seu quadro existem sete oficiais, sendo os dois majores, um capitão (comandante da Infraero) e quatro tenentes.

Texto: Martha Costa
Fotos: Sgt Quemel

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox