quinta-feira, 21 de março de 2013

VI Curso de Vistorias Técnicas é iniciado no 4º GBM


O Corpo de Bombeiros Militar do Pará iniciou na manhã de segunda-feira (18), mais um Curso de Vistorias Técnicas (CVT), voltado para militares da corporação. A aula inaugural foi ministrada no auditório da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará), e teve como palestrante o 2º Tenente QOBM Da Silva, supervisor do curso, que ministrou sobre recomendações prescritivas e recomendações por desempenho, relacionadas à segurança contra incêndio e pânico. O referido Oficial também fez a abertura do Curso com apresentações das disciplinas (ementas, carga horária, critérios de avaliação, etc.).
 
O CVT chega a sua 6ª edição, e conta com uma turma de 30 militares do CBMPA, que se divide entre oficiais e praças, oriundos dos quartéis do município de Santarém, Itaituba e Altamira.
 
A aula inaugural foi presidida pelo Capitão OQBM Júnior, atualmente respondendo pelo comando do 4º GBM. A mesa oficial do evento também contou com a presença do 1º Tenente Alessandro Limato – representante da Marinha do Brasil, Aspirante-a-Oficial Engenheiro Leno – representante do Exército Brasileiro, Sub Oficial James Neto – representante da Aeronáutica e o Capitão QOPM Wilton – representante da Polícia Militar do Pará.
 
No primeiro momento da aula inaugural o Capitão QOBM Júnior, teve a oportunidade de fazer uso da fala, onde destacou a importância da realização do CVT pela 1ª vez no município de Santarém: “É bastante louvável a iniciativa do comando da corporação em descentralizar a realização de cursos, tanto de formação como de especialização, haja vista que hoje o 4º GBM, além dos Cursos de Formação de Soldados (CFSd) que já realizávamos, formamos também sargentos combatentes e condutores (CFS COMB e COV) e especializamos militares para o exercício de mergulho de resgate (CMRSP). Hoje o 4º GBM dá mais um grande passo, especializando militares para o exercício das atividades preventivas nos municípios de Santarém, Itaituba e Altamira, com a realização do Curso de Vistorias Técnicas que chega para suprir a carência de militares especializados para atender a crescente demanda de vistorias que diariamente são solicitadas nas SAT’s do 4º GBM, 7º GBM e 9º GBM”.
 
O curso de vistoria técnica será realizado no período de 19 de março a 24 de maio de 2013, e terá uma carga horária de 315h/aula, distribuídas em 10 disciplinas, nas mais variadas áreas de ensino, seguindo as diretrizes da matriz curricular da secretaria nacional de segurança pública (SENASP). As aulas serão ministradas nas instalações do 4º Grupamento de Bombeiros Militar.
Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox