quinta-feira, 26 de setembro de 2013

4º GBM fecha balanço da Operação Çairé 2013


botos-9 Positivo foi o resultado de mais uma Operação Çairé ocorrida no período de 19 a 23 de setembro na vila balneária de Alter do Chão, em Santarém. Atrações nacionais que resultaram no aumento significativo de público, que só na sexta-feira ficou estimado em trinta mil pessoas (Çairódromo e Praça) no show da cantora Ivete Sangalo, perfazendo um total de 140 mil frequentadores nos cinco dias, distribuídos nas praias e Çairódromo.
DSC03018Çairé
Os serviços inerentes ao CBMPA foram prestados com máxima eficiência focalizado à prevenção, sendo registrado uma diminuição de mais de 50% nas ocorrências atendidas pelo 4º GBM neste evento, em comparação ao ano passado.

A operação ficou sob a coordenação do Major BM Cláudio, Subcomandante do 4º GBM, sendo auxiliado pelos 1º Tenente Danyel, 2º Tenentes Clodoaldo e Elias.

Equipes de vistoria técnica inspecionaram as arquibancadas e camarotes, bem como toda infraestrutura armada no entorno da praça do Çairé, para garantir o cumprimento das normas de segurança contra incêndio e pânico vigentes no estado do Pará.
Çairé3Çairé2
No total foram empregados 40 militares do efetivo do 4º GBM nos cinco dias do evento, com 25 Guarda-Vidas na proteção balneária e 15 de prontidão no Çairódromo para prevenção nas noites de apresentação com o apoio das guarnições de serviço nas Vtr’s ABSR-09 e UR-51 que estiveram de prontidão 24 horas para atender aos chamados na vila de Alter do Chão durante todo Çairé. Para os serviços de praia, além da prevenção montada pelos Guarda-Vidas, num trabalho conjunto com a Marinha com emprego das lanchas LEME-07 e 14, foram repassadas orientações aos catraieiros (barqueiros) que realizam a travessia para a pitoresca “Ilha do Amor”.
IMG_20130923_101249

Não foram registrados óbitos, enfatizando assim o bom trabalho do efetivo. Das ocorrências registradas, 22 foram de atendimento pré-hospitalar, entre eles 2 esfaqueamentos, 8 mal súbitos por embriaguez e 12 verificações de PA, além de 3 vítimas de afogamento que foram socorridas pelos Guarda-Vidas.
DSC_7903

“Vale ressaltar que o sucesso da operação, traduzido em números positivos, é fruto do empenho e entusiasmo dos militares do 4º GBM, oficiais e praças, que não mediram esforços para consecução e êxito da missão” – relata o Tenente-Coronel Sarmanho, Comandante da UBM.

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox