sábado, 26 de outubro de 2013

Defesa Civil Nacional realiza simulado de prevenção a desastres naturais em Santarém


Simulado Defesa Civil (13)O exercício simulado foi realizado na manhã deste sábado, 26, na serra da Matinha, uma área considerada de risco no município de Santarém, no Oeste do Pará. Uma parceria entre a Secretaria Nacional de Defesa Civil e Coordenadorias Estadual e Municipal de Defesa Civil garantiu a realização do simulado, que teve como objetivo preparar as instituições de segurança e a comunidade para situações de risco como desmoronamento e soterramento. Participaram da ação 350 pessoas, dentre elas 180 civis moradores da área. Representantes dos municípios de Jacareacanga, Rurópolis, Aveiro, Alenquer e Trairão também estiveram presentes.

O exercício recebeu o nome de Operação Matinha e simulou um desmoronamento em uma área de encosta de um morro. Entre as atividades estavam: treinar a montagem do Centro de Operações e de Comando, resgate de vítimas e criação do abrigo. Os objetivos: retirar vítimas soterradas, conduzir vítimas a abrigos, fazer a triagem, restabelecer a ordem na área e emitir relatório das operações.Simulado Defesa Civil (1)Simulado Defesa Civil (24)
A tomada de decisões era uma das principais metas do exercício. Esse fato era fundamental para o resgate e sobrevivência das possíveis vítimas. Durante o simulado, cada instituição teve a oportunidade de treinar a função para um caso de desastre: Corpo de Bombeiros e SAMU - resgate e transporte de vítimas - Polícia Rodoviária Federal, Exército e Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito - isolamento da área - Polícia Civil -  comunicação de óbito - Centro de Perícia Científicas Renato Chaves -  remoção e perícia de corpos - Polícia Militar - segurança do local - Secretarias Estadual e Municipal - assistência às vítimas e aos feridos.

Para estimular a percepção do risco e de perigo durante uma catástrofe ou desastre natural, a comunidade em torno do morro participou ativamente. Foram acionados e removidos do local, simulando o resgate de vítimas. Por meio da participação no simulado eles também treinaram como agir.
Simulado Defesa Civil (6)Simulado Defesa Civil (20)
Para o representante da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Major BM Ary Ferreira, o simulado é o momento de treinar as ações que devem ser executadas durante uma catástrofe ou um desastre natural. Segundo o Major, este é o momento de ajustar detalhes e treinar o entrosamento entre as instituições de segurança, que fazem parte das ações da Defesa Civil, bem como a habilidade e agilidade ao tomar decisões.

O prefeito municipal Alexandre Von, que acompanhou toda a ação, parabenizou a sincronia entre as instituições e a comunidade. Segundo o prefeito, a escolha pelo bairro da Matinha foi acertada, pois é uma área onde existem famílias vivendo em situação de risco.

“No bairro da Matinha há áreas de risco, inclusive, com algumas famílias residindo no pé do morro. Essa operação serve para capacitar, treinar e prevenir, mostrando como as instituições devem agir numa única coordenação para dar assistência às vítimas de desastres naturais, sobretudo, em áreas de risco. Que nós não precisemos viver uma situação como a que foi mostrada, mas se houver, as nossas instituições e a nossa comunidade tem que estar preparadas e muito bem articuladas. Nota 10 para todos os órgãos, às Coordenações da Defesa Civil Nacional, Estadual e Municipal, e para os voluntários e a comunidade”, ressaltou o prefeito.Simulado Defesa Civil (16)De acordo com a coordenação do exercício, as equipes demoraram 15 minutos para chegar ao local, montar a base de comando e proceder no resgate das “vítimas”; as equipes de resgate demoraram 5 minutos para fazer o transporte de possíveis vítimas da área da encosta até o Pronto Socorro Municipal. Um tempo considerado satisfatório,  considerando fatores como o desastre em questão e as distâncias.

O evento ocorreu simultaneamente em todo o país, abrangendo somente as capitais. Santarém foi a única cidade do interior a ser contemplada com o simulado.

Galeria de imagens do evento aqui.

Texto e fotos: Prefeitura Municipal de Santarém
Vídeo: TV Tapajós

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox