terça-feira, 25 de novembro de 2014

4º GBM realiza Operação Círio 2014


_DSC0223-Neste domingo (23/11) ocorreu em Santarém o 96º Círio em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, uma das maiores manifestações religiosas da região.

O evento teve início às 06 da manhã com a missa dos cordeiros na Praça São Sebastião. A romaria começou às 7 horas e foi acompanhada por aproximadamente 200 mil pessoas que percorreram por mais de 4 horas os 7 quilômetros de caminhada. A chegada da imagem deu-se por volta das 10h45 na Praça da Matriz e o encerramento da programação ocorreu às 11h30._DSC0012Um esquema de segurança foi preparado pelos órgãos envolvidos para atender da melhor forma possível o público participante.

Sob a coordenação geral do Major BM Paulo Costa e o comando do Cap BM Danyel, o Corpo de Bombeiros atuou na parte de primeiros socorros com 62 militares do 4º GBM, 86 emergencistas voluntários do Centro de Educação Profissional Esperança – CEPES e brigadistas mirins do Projeto Escola da Vida, divididos em equipes que acompanharam o percurso.
                      

Viaturas de apoio da UBM ficaram a todo tempo dispostas em pontos estratégicos da procissão, em locais que viabilizassem a saídas emergenciais e uma viatura de combate a incêndio deu auxílio durante a tradicional queima de fogos de artifício na homenagem dos estivadores.

Além das equipes móveis, ficaram também militares em pontos fixos, nos locais considerados os mais críticos, principalmente para os fiéis que vêm na corda, como no estreitamento da Avenida São Sebastião com a Travessa 2 de Junho, nos cruzamentos da Avenida São Sebastião com a Avenida Cuiabá e Cuiabá com Avenida Tapajós. Equipes também aguardavam na Praça da Igreja Matriz.DSC04913Com o apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública – GRAESP, foi possível obter informações aéreas sobre o andamento do Círio, para melhor realocação do efetivo aos locais de maior aglomeração de pessoas.DSC04800Durante a operação foram registrados 31 atendimentos pelo Corpo de Bombeiros e pelos Socorristas do CEPES, dentre os quais 02 traumas por queda, 05 crianças perdidas, 01 princípio de incêndio em vegetação decorrente da queima de fogos e 23 atendimentos provocados por males súbitos, insolação e esgotamento físico.
Círio Conceição 2014 (6)Círio Conceição 2014 (9)DSC04886DSC04891

Fotos: Ten Elias, Sgt Quemel, Cb Léo e Ary Mendonça

Imprima esta Postagem

2009-2013 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox