terça-feira, 22 de setembro de 2015

4º GBM-Santarém atua na Operação Çairé 2015


Operação Çairé 2015No período de 17 a 21 deste mês de setembro, ocorreu na vila Balneária de Alter do Chão em Santarém, a tradicional Festa do “Çairé”, que além de religiosa tem em seu lado profano o Festival dos Botos, com a disputa entre o boto Tucuxí e o boto Cor-de-Rosa, e atrações musicais que ao longo dos anos vêm chamando a atenção e atraindo pessoas de várias partes do mundo, que lotam o local. Para o evento um forte esquema de segurança é montado pelos órgãos de esfera nacional, estadual e municipal.
Operação Çairé 2015
No âmbito do CBMPA, a Operação Çairé, coordenada pelo Comandante do 4º GBM, Tenente-Coronel Cláudio e pelo Subcomandante Major Paulo Costa, dispôs de um efetivo de 80 militares nos cinco dias de evento.
Operação Çairé 2015Operação Çairé 2015Operação Çairé 2015Operação Çairé 2015 - 063
Os militares realizaram serviços no “Çairódromo”, a grande área onde ocorrem as apresentações folclóricas, com vistorias das arquibancadas e camarotes, prevenção como controle de público, APH e combate a incêndios durante as apresentações e proteção balneária nas praias da vila. Uma prontidão de incêndio na Viatura de combate ABT-24 estava a postos 24 horas em toda a festividade.
Operação Çairé 2015Operação Çairé 2015Operação Çairé 2015Operação Çairé 2015
Devido ao grande fluxo de banhistas, os Guarda-Vidas tiveram muito trabalho para evitar quaisquer tipos de incidentes, principalmente com aqueles que costumam se exceder no consumo de álcool e vão para água. Os serviços preventivos se estenderam pela Praia do Cajueiro e na Praia Ilha do Amor, onde as atenções são redobradas, principalmente no local de travessia, focado como um dos pontos mais críticos do balneário, por causa do grande tráfego de embarcações, em que muitos ainda tentam perigosamente esse trajeto a nado, ou, quando nas catraias, se recusam a usar o colete salva-vidas.
Operação Çairé 2015Operação Çairé 2015Mesmo com todo o trabalho preventivo e de conscientização realizado na Operação Çairé, foram registradas 06 ocorrências no período, que teve um incêndio veicular, duas crianças perdidas e três afogamentos em que, infelizmente, apesar de todos os esforços dos Guarda-Vidas, uma vítima veio óbito.
                              

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox