terça-feira, 24 de novembro de 2015

Operação Círio de Nossa Senhora da Conceição 2015


Círio de N. Sra. da Conceição 2015Aproximadamente 190 mil pessoas participaram do Círio de Nossa Senhora da Conceição, neste domingo (22/11), em Santarém.

A procissão do 97º Círio iniciou por volta de 7 horas, percorrendo cerca de 7 quilômetros pelas principais ruas e avenidas da cidade (Avenidas São Sebastião, Cuiabá e Tapajós), chegando na Praça da Matriz por volta de 11 horas.

Círio de N. Sra. da Conceição 2015Dentro das ocorrências foram registrados o atendimento a 9 desmaios, 7 crianças perdidas e um princípio de incêndio após a queima de fogos do Sindicato dos Estivadores, próximo ao bosque da Vera Paz.

Círio de N. Sra. da Conceição 2015Círio de N. Sra. da Conceição 2015De acordo com o Major Paulo Costa, Subcomandante do 4º GBM, a estimativa de ocorrências ficou dentro do esperado. Ele destacou a presença de uma ambulância do 8º BEC para atendimento durante o percurso e garantiu que a parceria entre os órgãos de segurança e a organização da festa refletiu nos resultados positivos.

Círio de N. Sra. da Conceição 2015
No total 64 militares do 4º GBM/Santarém e do 7º GBM/Itaituba trabalharam durante a procissão, contando com o apoio indispensável dos Emergencistas do Centro de Educação Profissional Esperança - CEPES, Grupo de Socorristas Anjos da Vida, além de 20 Brigadistas Mirins do Projeto Escola da Vida. Viaturas de Combate a Incêndio ficaram a postos em locais estratégicos ao longo do percurso, e um Sistema de Comando de Incidentes - SCI, para o gerenciamento da operação, foi montado próximo à Praça da Matriz. Pelo ar, o apoio ficou por conta do Grupamento Aéreo de Segurança Pública – GRAESP.

Círio de N. Sra. da Conceição 2015Círio de N. Sra. da Conceição 2015Círio de N. Sra. da Conceição 2015Círio de N. Sra. da Conceição 2015Círio de N. Sra. da Conceição 2015Círio de N. Sra. da Conceição 2015
A festividade de Nossa Senhora da Conceição começou no sábado (21/11), véspera do Círio, com a trasladação da imagem da Virgem da Igreja Matriz para a Igreja de São Sebastião de onde sai a romaria que reúne católicos de todos os lugares da região.

                              

Ainda, entre os serviços preventivos do 4º GBM, na programação da festividade, estão a Carreata de Maria, Círio das Crianças e a Caminhada de Fé com Maria, onde milhares de fiéis saem do Município de Mojuí dos Campos, num percurso de 38 quilômetros, até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

O encerramento da Festa de Nossa Senhora da Conceição acontece no dia 08 de dezembro, culminando em uma tradicional queima de fogos.

Imprima esta Postagem

2009-2013 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox