quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Oficina Presencial para Capacitação em Gestão de Riscos é realizada em Santarém


Oficina para Capacitação em Gestão de Risco em SantarémNo período de 27 a 30 de outubro, a cidade de Santarém recebeu uma das 7 oficinas presenciais do curso EaD para Capacitação em Gestão de Riscos que estarão sendo realizadas no Brasil no segundo semestre de 2015.

A Oficina presencial é parte de um projeto de capacitação promovido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) e realizado pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/RS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O projeto, que tem a coordenação do Prof. Luiz Carlos Pinto da Silva Filho (Diretor do CEPED/RS-UFRGS) e gestão da Prof.ª. Cristiane Pauletti (pesquisadora do CEPED/RS-UFRGS), conta com o envolvimento de pesquisadores de diversas áreas de conhecimento que atuaram desde o desenvolvimento do material didático do curso EaD até o planejamento e realização das oficinas presenciais. A Profª. Dra. Alexandra Passuello (Eng. Civil) e a Prof.ª Eloisa Giazzon (Arquiteta e Urbanista) compõem a equipe de instrutores da oficina de Santarém.
Oficina para Capacitação em Gestão de Risco em Santarém
A capacitação envolveu uma etapa de ensino a distância (EaD) que foi desenvolvida em 5 semanas, com carga horária total de 40 horas. A primeira edição do curso EaD foi realizada entre outubro e dezembro de 2014, sendo a segunda edição realizada durante o ano de 2015. Cada edição desta etapa do curso contemplou 1.500 pessoas e parte dos que concluíram com êxito esta primeira etapa foram escolhidos para participarem das oficinas presenciais. A capacitação foi financiada pela SEDEC e por este motivo totalmente gratuita. Entretanto, as despesas de deslocamento, alimentação e hospedagem para a etapa presencial ficaram por conta de cada participante.

Oficina para Capacitação em Gestão de Risco em Santarém
Oficina para Capacitação em Gestão de Risco em Santarém
O encontro presencial desta semana abordou alguns dos tópicos trabalhados na etapa EaD, tais como: gestão de risco de desastres; riscos e seus componentes, a cidade no contexto dos desastres, mapeamento, percepção de risco, integração e participação, entre outros. A oficina teve como objetivo aprofundar a reflexão sobre algumas questões e proporcionar o compartilhamento de experiências entre os participantes.
Oficina para Capacitação em Gestão de Risco em SantarémOficina para Capacitação em Gestão de Risco em Santarém
A primeira edição das oficinas presenciais foi realizada nas cidades de Porto Alegre-RS, Brasília-DF, São Paulo-SP, Recife-PE, Itajaí-SC, Belo Horizonte-MG e Natal-RN. Já a segunda edição iniciou por Campo Grande-MS, seguida pelo Rio de Janeiro-RJ e Vitória-ES. Além de Santarém-PA, as cidades de Curitiba-PR, Salvador-BA e Fortaleza-CE também sediarão estas oficinas.

Oficina para Capacitação em Gestão de Risco em Santarém

A oficina teve ainda o objetivo de integrar agentes de Defesa Civil de diversas regiões, pois os participantes da etapa EAD escolhem onde querem fazer a oficina presencial. Com isso, esta etapa de Santarém contou com a presença de técnicos da região do Baixo Amazonas e Tapajós, bem como representantes dos Estados do Amazonas, Amapá e Rondônia, oriundos dos municípios de Santo Antonio do Iça-AM, Macapá-AP, Porto Velho-RO, além de técnicos das demais regiões do Estado do Pará como: Belém, Prainha, Rurópolis, Jacareacanga e Santarém.

O município de Santarém foi representado por técnicos lotados na 4ª Regional de Defesa Civil do Baixo Amazonas - 4ª REDEC, contando inclusive com a participação de seu Coordenador, o Sr. Ten Cel. BM Luís Cláudio Rêgo dos Santos que, através da Regional, dinamizou total apoio logístico à equipe de Instrutores do CEPED/RS-UFRGS.
Oficina para Capacitação em Gestão de Risco em Santarém
Além do conteúdo teórico explorado, ainda foi desenvolvida uma atividade de campo com uma visita técnica em uma área de risco sugerida pela 4ª REDEC e desenvolvida na Serra da Matinha que apresenta características de escorregamento de sedimentos e blocos rochosos na referida área. Esse trabalho de campo finalizou com uma atividade de mapeamento dos riscos encontrados na referida área.

Texto e Fotos: 3º Sgt BM RILER-4ª REDEC/GRID

Imprima esta Postagem

2009-2013 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox