domingo, 22 de maio de 2016

Bombeiros encontram corpos de desaparecidos no rio Ituqui, no Pará


IMG-20160522-WA0002Caso Ituqui 1Uma equipe de resgate do 4º GBM encontrou no sábado (22/05) o corpo de dois homens que estavam desaparecidos no leito do rio Ituqui, em Santarém. A equipe foi acionada ao local após solicitação feita pela Polícia Militar em que ao menos cinco pessoas estariam desaparecidas na região, após uma ação policial que terminou com troca de tiros, o naufrágio de uma pequena embarcação e a morte dos ocupantes.

Ainda no fim da tarde de sábado, os dois corpos chegaram à Santarém no porto da Companhia Docas do Pará (CDP). Parentes das vítimas estavam desesperados e aguardavam para fazer o reconhecimento. Os corpos foram levados pelo Instituto Médico Legal (IML) direto para o necrotério do cemitério municipal por conta do estado avançado de decomposição.

Atualizado às 23h00 - Neste domingo (22/05), segundo informações do 1º Tenente BM Da Silva, que comandava a operação de buscas, mais dois corpos foram encontrados, confirmando, portanto, a morte de quatro pessoas até o momento. As buscas continuam no local. (5ª Seção)
IMG-20160522-WA0005

Dos fatos

Mapa ItuquiSegundo a Polícia Militar, na noite de quinta-feira (19/05), o comando local recebeu denúncias de estariam roubando gado de uma fazenda na comunidade São Benedito, na região do rio Ituqui. No mesmo dia, policiais do Grupamento Tático Operacional (GTO) se deslocaram até a região para apurar o caso. Em monitoramento na área, os policiais avistaram uma bajara e na hora da abordagem, houve confronto e a embarcação naufragou com pelo menos cinco pessoas.

Caso Ituqui 10De acordo com o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel André Carlos Oliveira, informações repassadas ao comando são de que três gados foram vistos mortos dentro da bajara sendo roubados, com pelo menos cinco pessoas a bordo. “Segundo o que nos foi repassado, a ação foi rápida e como ficou escuro, os policiais não souberam precisar se eram cinco pessoas e se eram apenas dois gados. O fato é que ocorreu a troca de tiros e a partir de então ninguém foi encontrado mais”, explica.

Caso Ituqui 2Caso Ituqui 3Caso Ituqui 4Caso Ituqui 5Caso Ituqui 7Caso Ituqui 8Caso Ituqui 9 Caso Ituqui 6 O caso foi registrado na 16ª Seccional de Polícia Civil na manhã de sexta-feira (20). Uma perícia feita na lancha do GTO constatou que três tiros disparados pelos suspeitos atingiram a embarcação no momento do confronto. Ainda na sexta, a equipe do Corpo de Bombeiros seguiu para fazer buscas aos desaparecidos. A polícia também recebeu a informação que pessoas estavam desaparecidas na comunidade. Parentes vieram até Santarém para saber se o sumiço tem relação com a ação policial que terminou com o naufrágio e a morte dos tripulantes.
Clique aqui para ver o momento em que os corpos foram encontrados (imagens fortes)
Do G1 Santarém, JK e 5ª Seção do 4º GBM
Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox