sexta-feira, 6 de julho de 2018

4º GBM atua em Operação Verão 2018


ecc501d6-91e8-4c4d-856c-125aaba1ad69

Com o intuito de garantir a segurança de visitantes e banhistas, o 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros em Santarém iniciou no último final de semana as atividades da Operação Verão 2018.
No total são 30 militares empregados na Operação este ano, com direcionamento às praias de  Aramanaí, Cajutuba, Pindobal, Ponta de Pedras, Maracanã e Alter do Chão, onde estão desenvolvendo orientações de prevenção e serviços de Guarda Vidas.

De acordo com o Tenente BM, Wilson Silva, que esteve à frente da Guarnição de Alter-do-chão no último dia 30 de junho, o trabalho foi considerado tranquilo, mas as orientações são intensas para que os frequentadores destes espaços possam aproveitar plenamente o momento de lazer.

“Nos dias 30 de junho e 1 de julho foi realizado o serviço de prevenção balnearia dando início à Operação Veraneio, nas praias de Aramanaí, Cajutuba, Pindobal, Ponta de Pedras, Maracanã e Alter do Chão. Primeiramente foi realizado um apanhado geral nas áreas para identificar pontos críticos e de risco, em seguida foi realizada uma atividade de aquecimento e alongamento das duplas que iriam executar os serviços. Durante esse serviço nós fizemos algumas observações e orientações relacionadas a banhistas e também a operadores de lanchas e motos aquáticas. No apanhado geral o serviço foi realizado à contento, não tivemos nenhum acidente ou incidente de grande relevância.” Afirmou.

ee743063-e70d-4327-9631-b0f57d040297949ea1be-4334-448b-8fea-54dbacb5fd4d

Intensificam-se os alertas de medidas preventivas para evitar acidentes:

-Aos pais e responsáveis de crianças e adolescentes, atenção redobrada devido à grande movimentação de pessoas nesse período e aos riscos relacionados a afogamentos.

-Evitar excesso de bebidas alcoólicas é essencial, e em caso de consumo, a orientação é não deslocar-se para a água, principalmente desacompanhado(a), para que não aconteçam afogamentos, entre outros acidentes.

-Aos donos de embarcações e motos aquáticas, a recomendação principal é para que tenham atenção para as áreas de banhistas, respeitando as demarcações para evitar acidentes. Atentando sempre ao uso de colete salva vidas para condutor e passageiros.

“É justamente com “quem sabe nadar” que acontece a maioria dos acidentes, por que quem não sabe, geralmente tem um cuidado maior e não se desloca para longe, então a recomendação é redobrar a atenção e evitar entrar na água após consumir bebidas alcoólicas, assim como, sempre descansar após as refeições para poder voltar à água. E aos donos de embarcações e motos aquáticas, é essencial estar devidamente regular e seguindo as medidas de segurança, reforçando o uso de coletes salva vidas.” Ressaltou o Tenente BM, Wilson Silva.

Ascom 4º GBM

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox