sábado, 29 de setembro de 2018

Curso realizado pela Defesa Civil Estadual forma novos Brigadistas em Belterra


f57833e0-1a8c-4ad4-b482-55de03fbb2a6

  A preocupação com a preservação do meio ambiente é crescente no cenário nacional, a partir disso, surgem as campanhas de conscientização e projetos que visam chamar a atenção da população para ações de prevenção e combate a incêndio florestal, através do trabalho integrado, desenvolvido por agentes públicos e Órgãos competentes.
 
  Desta forma, surgem as brigadas florestais municipais, preparadas para dar suporte por meio da Defesa Civil ao atendimento em ocorrências de “Fogo no mato”, queimadas e incêndios florestais, que apresentam grandes índices de ocorrências neste período do ano.

  Durante a última semana de setembro, o Município de Belterra, no oeste do Pará, sediou o Curso de Formação de Brigada de Combate a Incêndio Florestal, promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), com instruções realizadas por Militares do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM), onde está a 4ª Regional de Defesa Civil (4ª REDEC).

826c3b30-8437-41e4-8052-dccb2d809ef8a9f230b5-8301-4016-8310-af037eff5e98

  Desde o dia 24 de Setembro, profissionais que atuam nas Defesas Civis dos municípios de Belterra, Alenquer, Curuá, Juruti, Prainha, Óbidos, Oriximiná e Santarém/ Alter do Chão e agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente  Belterra e Óbidos, passaram por intensos treinamentos, com o objetivo de colocar em prática e fixar os conteúdos sobre técnicas de combate a incêndios e primeiros socorros repassadas durante as aulas teóricas em sala de aula.

  “Durante a semana, os participantes obtiveram conhecimentos nas áreas de Incêndio Florestal, sobre organização de pessoal que compõe a equipe de brigada para dar resposta em ocorrência de incêndio florestal e queimadas. Conheceram também as ferramentas e equipamentos utilizados na operação de combate a incêndio, sendo nas instruções teóricas e práticas, falamos também sobre construção de acero de segurança, prática de combate direto e indireto, finalizando o curso com exercício simulado, em uma área devidamente autorizada, onde foi realizada a queima, e as guarnições após todo o conhecimento técnico, colocaram em prática os conhecimentos adquiridos.” Ressaltou o instrutor do Curso, Capitão Jerônimo Da Silva.

d006d9e1-8b9f-4f7e-8e9f-3a1b6545de09f7394437-c2cb-458f-a327-1c494bcbe5f7

  Após esta formação, aproximadamente 30 participantes concluíram o curso nesta sexta-feira (28), apresentando resultados positivos durante as avaliações e alcançando o objetivo do curso, de unir a Comunidade na conscientização de prevenção ao meio ambiente.f3f6b025-0b53-4f24-87ac-6d3b9ac83b98

  De acordo com o Comandante do 4º GBM, TCel Ney Tito da Silva Azevedo, a formação das brigadas é uma ação de extrema importância, tendo em vista a necessidade do monitoramento de áreas e a ação imediata a partir da identificação do foco de incêndio, que auxilia no trabalho do Corpo de Bombeiros.

“É importante salientar que essa iniciativa da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil juntamente com as Unidades Polos do Estado do Pará, vem fomentando a necessidade da criação dessas Brigadas de incêndios florestais. Vale ressaltar que o estudo feito pela Defesa Civil Estadual, apontando as localidades com maior índice de queimadas, fez com que esse programa fosse efetivado. É claro que se a gente tem a oportunidade de conclamar os demais Municípios dentro da nossa jurisdição que também sofreram, mas com uma precipitação menor, nada impede de a gente criar e passar também esses conhecimentos ligados a essa questão. É uma iniciativa louvável.” Disse.

Ascom 4º GBM.

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox