quarta-feira, 20 de março de 2019

Bombeiros participam de ação ambiental e soltura de peixes-boi em Santarém


Durante esta semana, Militares do 4º GBM participaram de uma importante ação ambiental promovida pelo ZOOUNAMA (Zoológico da Universidade da Amazônia - UNAMA), em Santarém.

Nos dias 11 e 12, as Guarnições atuaram no transporte de diversos animais que foram transferidos para novas instalações no Zoológico, que é o caso do Jacaré- Açu de aproximadamente 4 metros, transportado de uma jaula para outra, onde terá ainda mais espaço para continuar seu processo de adaptação. Para isso, os Bombeiros realizaram amarrações específicas, que garantiram a segurança tanto da equipe, quanto do animal no momento do transporte. “Foram usadas técnicas para contenção do animal, com amarração de boca e patas, assim, dando total segurança para a equipe que estava presente.” Ressaltou o Subtenente Barbosa.

O último dia da ação (14), foi marcado pelo transporte de dois peixes-bois que estavam no Zoológico, encaminhados para os tanques adaptação na natureza, localizados na Comunidade de Igarapé do Costa, cerca de 2h30 de viagem de barco, saindo de Santarém.

Já os quatro animais que estavam nos tanques de adaptação há aproximadamente 4 anos, foram transportados e soltos no Lago Pachiquim, para iniciarem o processo natural de adaptação na natureza. A soltura foi realizada pelos técnicos da ZooUnama e pela equipe do Corpo de Bombeiros.

Agora, os quatro peixes-boi reintroduzidos na natureza estão sendo monitorados através de um cinto localizado na cauda, que emite sinais via satélite capturados por uma antena na frequência de 174 mHz, por onde é possível identificar a direção para onde eles estão se movimentando, mesmo que seja profunda.
  O evento foi acompanhado também por representantes do 8º BEC, SEMAS e ICMBIO, assim como crianças da escola de ensino fundamental da Comunidade, que prestigiaram este momento marcante com aplausos e gritos de “Viva o meio ambiente.”

Texto/Fotos: Vanessa Campos, Ascom 4º GBM.

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox