segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Maratona do Rio e da Selva tem Bombeiros no pódio


No último domingo, dia 20 de outubro, aconteceu a segunda edição da “Maratona do Rio e da Selva” na qual mais de sessenta atletas locais, regionais, nacionais e estrangeiros participaram da competição. A largada aconteceu na Vila Balneária Alter-do- Chão cujos atletas tiveram que percorrer 42 quilômetros até a linha de chegada, na praia do Pindobal no município de Belterra. Além disso, a citada maratona teve várias categorias, entre as quais consta a categoria Militar, com atletas da Polícia Militar, do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros.

Nesta edição, entre os atletas militares locais, participaram dez atletas do Corpo de Bombeiros Militar do Pará: ST’s RR Castro e Lavor, ST Baía, 3º Sgt Magalhães, Cb’s S.Júnior e Paulo Víctor, Sd’s Vilhena, Souza Alves e William, todos do 4º GBM – Santarém, e ainda o ST Washington do 7º GBM - Itaituba.
Dentre esses maratonistas, alguns alçaram o pódio, como o caso do Subtenente Lavor (alçou o primeiro lugar na categoria por equipe, com um tempo de 5h50min); do Subtenente Castro (primeiro lugar na categoria militar individual, com um tempo de 6h06min); do Sargento Magalhães (premiado em terceiro lugar na categoria militar individual, com 7h01min); e do Subtenente Baía (subiu ao pódio em quarto lugar na categoria militar individual, com tempo de 7h32min).

É preciso destacar que todos os participantes da Maratona, na categoria militar ou não, terminaram a maratona como vitoriosos, justamente pelo fato deste tipo de corrida exigir dos atletas um intenso treinamento físico e psicológico, além de disciplina e dedicação, necessários para que se possa percorrer 42 quilômetros de prova.
Segundo relatos do Subtenente Castro, atleta do 4º GBM de Santarém, a trajetória da competição esteve “recheada de obstáculos naturais, como as subidas e descidas de serras, as travessias de rios, os chavascais, muita areia, savanas alagadas e a alta temperatura da selva à qual os atletas tiveram de se submeter”. Assim sendo, submeter-se a uma maratona, nas condições citadas, é um desafio que somente poucos aceitam.

Mesmo assim, espera-se a participação maior da comunidade, local ou não, na próxima edição da “Maratona do rio e da selva”.

Mais imagens aqui

Por Cendy Castro

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox