Defesa Civil


4ª Regional de Defesa Civil
No dia 15 de setembro de 2008, através da Portaria nº 652, foi criada a 4ª Regional de Defesa Civil do Baixo Amazonas - 4ª REDEC, com o objetivo principal de descentralizar os serviços inerentes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, objetivando diminuir o tempo-resposta das calamidades ocorridas na Região do Baixo Amazonas.
Na ocasião foi nomeado na mesma Portaria para assumir o posto de Coordenador Regional o Cap. QOBM Luis Cláudio Rego dos Santos, onde fez todos os contatos para a operacionalização e efetivação dos militares para comporem esta Regional de Defesa Civil.
No Boletim Geral do CBMPA de nº 193, publicou no dia 21 de outubro de 2008 a efetivação dos miliraes: Sub Ten BM Luiz Wanderley Ferreira dos Santos, Cb BM Augusto Riler de Amorim Lopes e Sd BM Celso de Sousa Salgado, para comporem inicialmente a equipe de trabalhos voltados para as ações de Defesa Civil nesta Regional. Posteriormente foram efetivados mais dois militares o Cb BM Léo Duarte dos Santos e o Sd BM Alcir Andrade Gomes, onde este último não faz mas parte do efetivo desta Regional.
Hoje, a Coordenação da 4ª REDEC está a cargo do Maj. QOBM CLÁUDIO FERNANDO TAVERNARD TRINDADE que foi nomeado em substituição ao Cap. CLAUDIO através da Portaria nº 448, DE 10 DE SETEMBRO DE 2009. Hoje fazem parte do efetivo da Regional os seguintes militares: Sub Ten BM WANDERLEY, Cb BM LÉO, Cb BM RILER e Sd BM CELSO, onde estão desenvolvendo todos os trabalhos administrativos pertinentes as ações de Defesa Civil na região dando suporte aos municipios que fazem parte da Região do Baixo Amazonas e Tapajós.
A 4ª Regional de Defesa Civil após sua criação teve uma grande prova de fogo para mostrar sua competencia no ano de 2009, com a grande Enchente que assolou a Região, onde todos os municipios do Baixo Amazonas alguns do Tapajós foram afetados por esta enchente e receberam relevantes assistências e apoio nas ações de levantamento de informações para o processo de decretação de situação de Emergência, como também no apoio para distribuição de Ajudas Humanitárias.
A Regional, por ter um efetivo muito reduzido, recebeu uma grande ajuda da CEDEC - Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, n envio de militares para dar maior suporte a esses municipios.
Nos dias atuais, esta Regional está desenvolvendo os trabalhos de acessoramento aos municipos da Região, e ainda está fazendo o monitoramento da elevação dos níveis das águas do Rio Amazonas, onde com uma parceria com a Companhia Docas do Pará - CDP/Santarém, todos os dias nos é fornecida a medida das águas, e estamos muito tranquilos com os níveis que neste ano estão se apresentando, como exemplo no mesmo período no ano de 2009, o rio apresentava uma cota de medição com 7,62m, e neste ano o nível se apresenta com 6,08m. Isto para nós é um dado muito importante quando se fala em Enchente, mas estamos preocupados, por outro lado com a Estiagem que poderá se qualificar a partir do mes de setembro. Mas, por enquanto vamos continuar nosso monitoramento para podermos prepar nossas ações e orientar as COMDEC's  - Coordenadorias Municipais de Defesa Civil dos Municipios sob nossa jurisdição Regional.

Texto e Foto: Cb BM RILER - Técnico da 4ª REDEC.

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox