O prédio da Receita Federal que fica localizado na Rua Gaspar Viana, centro de Belém pegou fogo na noite de domingo (26). O incêndio iniciou por volta das 23h00 no 7º andar e se alastrou até o 15º andar. Cerca de 83 Bombeiros atuaram durante toda a madrugada e só conseguiram controlar o sinistro por volta das 05h00 da manhã desta segunda-feira (27).
Os andares atingidos tiveram perda total de materiais que foram consumidos pelo fogo. O Major BM Marcos Reis, que estava de serviço, na função de Superior de Dia, informou que o incêndio se alastrou rapidamente devido a existência de muito material no prédio que serviu de meio de propagação, como divisórias de plástico, papéis, móveis e fiação elétrica. “A perícia poderá apontar as causas do incêndio. Durante o trabalho, foi usada apenas uma escada mecânica, o que impossibilitou que as chamas fossem controladas. Pelo fato do prédio estar localizado próximo à baía, o vento forte também contribuiu para a rápida propagação das chamas”, disse o Oficial.
O Comandante Geral do CBMPA, Coronel Hilberto, esteve presente no local da ocorrência para acompanhar de perto a atuação dos Bombeiros no sinistro, que destruiu a parte superior do prédio.
O Coronel Morais, Subcomandante Geral do CBMPA, e o Comandante Operacional, Coronel Silva, estiveram à frente das guarnições compostas por militares dos quartéis do 1º GBM, 1º GBS, 3º GBM, 11º SGBM, 7º SGBM, 1º SGBM/I e 2º SGBM/I, que contaram com o apoio de 13 viaturas, a saber: 02 ATP´S (Auto Tanque Pesado, com reservatório de 30 mil litros de água, cada); 05 ABT´s (Auto Bomba Tanque, com reservatório de 5 mil litros de água, cada); 03 ABS (Auto Busca e Salvamento); 01 AEM (Auto Escada Mecânica); 01 UR (Unidade Resgate); e 01 AR (Auto Rápido).
O Subcomandante comunicou que o incêndio foi controlado por volta das 05h30 desta segunda-feira (27), e após esse momento iniciou-se a operação rescaldo, com o objetivo de eliminar os focos de incêndio que restavam no prédio, e destacou: “Depois do rescaldo será necessário isolar o edifício para fazer a pericia”.
O Secretário Adjunto de Inteligência e Análise Criminal da SEGUP, Antonio Claudio Farias esteve no local e informou que nos andares atingidos funcionava o gabinete da superintendência da Receita Federal, a informática e no 13º andar o escritório regional da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Com o incêndio, o atendimento ao público no prédio da receita federal ficará comprometido, devendo ser normalizado somente a partir da próxima quarta-feira (12/09). O Delegado da Receita Federal, Armando Farhat, informou que cerca de 700 a 800 pessoas são atendidas diariamente só na parte da delegacia.
Uma grande quantidade de papéis e estilhaços de vidro ficou espalhada próxima ao prédio, e vários curiosos estiveram no local para saber mais informações sobre o incêndio, sendo ratificado pelo Corpo de Bombeiros que o sinistro tinha sido controlado e que não havia vitimas no prédio.