quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Homem resgatado após seis dias perdido na mata faz agradecimentos aos Bombeiros


DSC01938Passar seis dias perdido em meio à mata fechada sem água e sem alimento. Parece coisa de cinema, mas em meados de dezembro o jovem Adalto de Carvalho Fonseca saiu na companhia de três amigos para caçar e veio a se perder nas matas da comunidade de Nova Vista, Rio Arapiuns. O fato registrado no dia 11 de dezembro, terça-feira, teve um final feliz na tarde do dia 16 dezembro, domingo, um dia antes do jovem completar 27 anos, data que, segundo ele, foi um novo nascimento.

Cansado, exausto e com fome o jovem foi resgatado pelos Soldados R. Júnior, Vieira e Fábio, do 4° GBM, que desde o dia 13 coordenaram os serviços de buscas no local.

Na manhã desta quinta-feira, 3, juntamente com familiares o jovem veio agradecer pelas buscas e relatou que em alguns momentos se desesperava, mas que o pensamento em Deus renovava as forças e a esperança. “Eu tinha saído pra caçar com moradores da comunidade, me afastei um pouco deles e me perdi na mata. Eu andava bastante, mas não conseguia encontrar nada, nem um igarapé, e o que me salvou foi a chuva da terça e da sexta-feira que ajudou a matar minha sede”, recordou.

DSC01940Mesmo passados mais de quinze dias Adalto ainda demonstrou comoção ao recordar os seis dias em que ficou perdido e o momento em que foi encontrado. “Quando os Bombeiros me encontraram eu comecei a chorar de alegria e todo mundo correu e me abraçou. Foi um momento muito feliz. Meu aniversário foi na segunda e me encontraram no domingo e eu recebi um presente de Deus que foi ter minha vida de volta”, declarou emocionado.

A sogra de Adalto, a senhora Rosenira Castro Cardoso foi quem procurou os bombeiros para pedir socorro. Ela falou da angustia, desespero e da sensação de impotência ao receber a noticia do desaparecimento. “Um desespero, uma angústia a gente ficar em casa e só receber uma notícia dessas e a comunidade estava procurando e soubemos já tinham dois dias ai procuramos o Corpo de Bombeiros e no momento que eu cheguei aqui eu fui atendida e eles não mediram esforços para encontrar ele com vida” falou a dona Rosenira após citar que Adalto é mais que um genro para ela.

O Comandante do 4º GBM, Tenente-Coronel Tavernard, falou da satisfação em receber os agradecimentos após a árdua missão da Corporação. Disse que os militares desenvolveram suas funções com bravura e honraram o lema dos Bombeiros de “Vidas alheias Riquezas a Salvar". “É muito difícil as pessoas virem até o quartel agradecer. Geralmente o agradecimento é feito na hora do salvamento, mas hoje eles vieram até o Corpo de Bombeiros agradecer a todos os militares que participaram, e o fato inusitado é que ele foi encontrado com vida um dia antes de completar aniversário”, disse o Comandante Tavernard.

O Soldado Fábio, um dos militares que participou das buscas e salvamento, falou que a missão na comunidade de Nova Vista é algo novo e inesquecível para todos os três militares que receberam apoio e incentivo da comunidade para permanecer nas buscas durante os quatro dias após serem comunicados. “Esta foi uma missão atípica e nesses quatro anos de Corporação não tínhamos participado de uma busca por tanto tempo assim, em uma área de floresta tão grande e com mata primária. Em alguns momentos achávamos que não iríamos encontrá-lo e a família e a comunidade nos motivavam”, enfatizou.

As buscas encerraram quase no final da tarde, e bastante debilitado Adalto teve que ser carregado pelos militares. “Nós o encontramos por volta das 16h30 e como ele estava bastante fraco tivemos que deslocar ele com o auxilio de uma maca, prancha e até em redes, uma vez que lá a mata é bastante fechada e tínhamos que carregar ele de dois em dois e por volta das 22h00 chegamos na comunidade exaustos, mas com a sensação de dever cumprido”, finalizou o Soldado Fábio.

Texto: Martha Costa
Imagens: TV Tapajós
Fotos: Sgt Quemel e Sd Vieira

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox