quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Militares do 4º GBM realizam treinamento para salvamento aquático com emprego de aeronave na região


Na oportunidade, também houve demonstração de técnicas de combate a incêndio florestal

DSC03041Com o objetivo de realizar aprimoramento técnico e tático dos militares do 4º GBM/Santarém e de manter sua prontidão operacional, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública – GRAESP realizou na manhã desta quarta-feira (09/10), um treinamento de salvamento aquático com utilização do puçá (cesto para resgate de pessoas com o uso de helicópteros) e de combate a incêndios florestais, com a utilização do bambi bucket, tendo a participação do Subten Rebouças, 2º Sgt Tapajós, Sd's Igor, Luiz, Eliel, De Melo e Azevedo. O cenário utilizado foi o rio Tapajós, na área em frente ao Iate Clube de Santarém.
DSC03002

Sob o comando da instrução estava o Coronel Mauro Tadeu e o Subtenente D. Moraes, que primeiramente ministraram a parte teórica da instrução, mostrando os equipamentos que seriam empregados, técnicas de salto da aeronave e demais procedimentos.

No primeiro momento da parte prática, ocorreu a demonstração da utilização do bolsão de água utilizado para combate a incêndios florestais - bambi bucket, onde a aeronave captava água do rio Tapajós e em seguida despejava a água em uma determinada área, semelhante como seria feito em um incêndio florestal.
DSC03033 
No segundo momento, foco da instrução, ocorreu a utilização do puçá para o salvamento de vítimas em meio aquático, onde a aeronave se aproximava a uma altura segura, de modo a permitir que o militar pudesse saltar até às proximidades de onde estava a vítima, para então fazer a abordagem para a colocação da mesma no cesto. 

Para o 2º Sgt BM Tapajós, que é mergulhador, a instrução foi muito positiva: “A instrução de hoje com a utilização da aeronave Guardião-05 foi muito importante, pois desde a disponibilização desta aeronave para o município, torna-se crucial para nós Bombeiros o conhecimento das técnicas e táticas que devemos utilizar nas mais diversas possibilidades em que essa aeronave pode ser utilizada”.

Galeria de fotos:

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox