Por volta de 21h00 do sábado (05/10) o 4º GBM foi acionado com a informação de que vários focos de incêndio estavam atingindo o Parque Estadual de Monte Alegre (PEMA).
Nas primeiras horas de domingo (06/10), uma equipe de 06 militares foi enviada para o município para realizar as primeiras avaliações e os primeiros combates.
Às 13h00 uma segunda equipe, sob o comando do Major PIQUET, seguiu levando uma VTR com mais materiais para o local.
Ao chegar no local, o Major verificou o andamento dos serviços informado pelos próprios militares que um lado da encosta do parque já estava sob controle, tendo ainda outra frente que será retomada ao amanhecer desta segunda-feira.
Um drone foi utilizado durante a noite e no início da manhã para se estudar a melhor forma de se aproximar dos focos para sua devida extinção.
A equipe de Bombeiros, sob o comando do Oficial, foi formada por 07 militares, que contaram com o apoio de mais 20 voluntários do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), Prefeitura, Defesa Civil e comunitários do município.
Uma das áreas afetadas, conhecida como Pedra do Sol, na Serra da Lua, é um sítio arqueológico que contém várias pinturas rupestres. É um local de difícil acesso, formado por várias serras de terreno rochoso, o que dificultava o combate às chamas.
Felizmente, uma forte chuva caiu na região durante a madrugada desta segunda-feira (07/10), que para alívio das equipes, contribuiu para que fogo fosse debelado.
Por Sgt Quemel/Ascom 4º GBM
Imprima esta Postagem