Sobre o 4º GBM



    Nossa História

Com o crescimento da cidade do Rio de janeiro e com isso o aumento de casos de incêndios, DOM PEDRO II (Patrono do Corpo de Bombeiros) organizou e criou através do Decreto Imperial nº1775 de 02 de Julho de 1856 o primeiro Corpo de Bombeiros Brasil, o “CORPO DE BOMBEIROS PROVISÓRIO DA CORTE”.
No Pará a história do CBMPA começou no dia 24 de Novembro de 1822 quando o Governador Justino Ferreira Carneiro assinou o decreto nº 1074 que regulamentava o Corpo de Bombeiros Militar do Pará com um contigente de 29 homens vinculado a Polícia Militar.
Hoje o CBMPA está cada vez mais presente na vida dos paraenses através de unidades espalhadas por todo o Estado.
Por quase 19 anos o Corpo de Bombeiros esteve vinculado a Polícia Militar e com a Promulgação da Constituição Estadual de 05 de Outubro de 1989 foi determinado a desincorporarão, recebendo o nome de Corpo de Bombeiros Militar do Pará ganhando autonomia e novo regime jurídico, subordinado diretamente ao Governador do Estado. O “braço social” da corporação é o Projeto Escola da Vida que promove o resgate social de menores da comunidade.
O Corpo de Bombeiros de Santarém começou efetivamente com a criação do 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente com a inauguração do quartel no dia 26 de março de 1994 quando foram formados duas turmas de soldados bombeiros da própria região.
Podemos analisar o Corpo de Bombeiros de Santarém em duas fases distintas, a primeira remonta até 1977 quando foi implantado nas dependências do 3º BPM, e a segunda após a desvinculação em 1990 quando a CORPORACÃO deixou o quartel da Polícia Militar e foi abrigada gentilmente no Aeroporto de Santarém.
Hoje, em um quartel de arquitetura moderna situado na Avenida Dom Frederico Costa no bairro da Prainha, é considerado o quartel modelo não só por sua arquitetura, mas sim pelos seus militares que prestam um excelente serviço à comunidade santarena.
Com o aumento abrangente na área de atuação na região, o quartel dos bombeiros foi transformado de Subgrupamento para Grupamento, recebendo a nova denominação de 4º Grupamento de Bombeiros Militar - 4º GBM através da Portaria nº 089 de 28 de fevereiro de 2005.
Atualmente o 4º GBM atua de forma bastante significativa na cidade de Santarém e região, com serviços de Combate a Incêndios, Salvamento, Prevenção e Controle do pânico, Serviço de Guarda-Vidas, Vistorias Técnicas e Atividades de Defesa Civil, além do Projeto Social Escola da Vida.
Clique aqui para ver as imagens da construção e da inauguração do 4º GBM na galeria de fotos

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox