quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Bombeiros participam de Curso de Operação básica de Drone


63ac5b44-f951-4560-ad2f-d1e8495aff61Esta semana, Militares do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM), em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente de Óbidos participaram do “Curso de operação básica de Drone”.

A prefeitura de Belterra por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou o curso a partir da percepção da importância que essa capacitação traz para os trabalhos destes Órgãos, tendo em vista que a utilização deste tipo de equipamentos tecnológicos proporciona uma maior precisão antes e durante a atuação humana, através da captação de imagens em tempo real, dentre outras funções.

O curso teve como principal objetivo a capacitação dos participantes para a utilização do aparelho no atendimento de demandas voltadas à inspeção e mapeamento de áreas de difícil acesso.

a395a1fd-6044-4332-914c-b0fc43a03bb67c96d519-65e8-4be3-baa7-5d0d8cdb9901Monitorar áreas atingidas por desmatamento, construir mapas tridimensionais, acompanhar operações em áreas de risco e auxiliar na localização de vítimas de naufrágios são algumas das diversas formas de aplicação do equipamento nas ações dos Órgãos de Segurança.

A utilização deste equipamento em missões do Corpo de Bombeiros pode ser feita em diversas missões, como:

- Captação de imagens aéreas em local de incêndio, localizando os pontos mais precisos para a atuação.

- Busca de desaparecidos em locais de matas e/ou com difícil acesso.

-Localização de vítimas de naufrágios.

-Mapeamento de estruturas colapsadas e situações de desabamento, ações de Defesa Civil.

Este foi o primeiro curso voltado para esta temática, desta forma, os treinamentos continuam para que em breve seja possível desenvolver ações utilizando esta ferramenta de forma precisa e operacional.

Ascom 4º GBM

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox