Na última sexta-feira (17), o Canil Militar do 4º Grupamento de Bombeiros Militar realizou a aula inaugural de sua nova modalidade, a Cinoterapia.
O evento de apresentação do Projeto “O AMICÃO” aconteceu no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), e reuniu autoridades Militares e civis, como o Comandante da seção de saúde da Polícia Militar, Coronel Cid, e a assistente social da Casa Azul, que atende e acompanha crianças com autismo em Santarém. Também estiveram presentes os pais da Associação de Pais de Pessoas com Necessidades Especiais do Tapajós (APPNET), que compartilharam as expectativas para a chegada desta terapia complementar à vida das crianças contempladas.
“O AMICÃO” é o Projeto de Cinoterapia, ou terapia assistida com cães, idealizado por Militares do 4º GBM e surgiu a partir da necessidade de complemento no atendimento de alunos do Programa Escola da Vida que possuem necessidades especiais, desta forma, já possuindo o canil especializado em Buscas e Salvamento, o Comandante do 4º GBM, TCEL Ney Tito da Silva Azevedo considerou de grande importância o atendimento desta demanda, que contribui imensamente no desenvolvimento da linguagem, equilíbrio, coordenação motora e socialização dos assistidos pela terapia.
A terapia assistida por animais é um processo terapêutico formal que ganha cada vez mais notoriedade pelos resultados positivos alcançados. Em Santarém já é desenvolvido pela Polícia Militar através da Cavalaria, com o Projeto de Equoterapia, que também é parceiro do Projeto do 4º GBM no sentido de integrar e aperfeiçoar as atividades de atendimento aos alunos.
As atividades acontecerão duas vezes por semana no Quartel do 4º GBM, e contam com uma equipe de monitores composta por educadores físicos, psicólogos e Militares que atuam nas atividades do Canil.
Por VC Vanessa Campos/ 5ª Seção, 4º GBM
Imprima esta Postagem