terça-feira, 17 de outubro de 2017

4º GBM sediou primeira edição do curso Operações K-9


DSCN3483

O curso de Operações K-9 iniciou no dia 14/10 (sábado), no quartel do 4º Grupamento de Bombeiros Militar do Pará, com treinamentos nos períodos de manhã e tarde até o dia 16/10(segunda feira), quando aconteceu a solenidade de encerramento do curso e entrega de certificados.

DSCN3120Segundo o instrutor da Alpha Cursos K-9, Joavan Ferreira, o resultado positivo desta primeira edição em Santarém traz grande satisfação para toda a equipe, que contou com quatro instrutores no total. “A proposta do curso é voltada para situações de adestramento de cães, dentro de um sistema moderno de treinamento bem técnico. Foi muito positiva a avaliação do evento em Santarém, pela grande estrutura que tivemos disponível no Corpo de Bombeiros, proporcionando todos os ambientes necessários e importantes para realizar o trabalho. Posso dizer com certeza que dentre todos os eventos que nós já fizemos, esse foi de altíssimo nível, e para que chegasse a esse nível, com certeza os alunos foram fundamentais, mostrando grande interesse por todas as instruções, sempre perguntando, tirando dúvidas, ou seja, a estrutura e a turma muito interessada em aprender, foi fundamental para o sucesso do curso. ” -Ressaltou Joavan.

DSCN3168DSCN3188

As instruções teóricas foram realizadas tanto em espaços ao ar livre quanto em sala, com apresentações em slides e considerações importantes para a base do treinamento, já os desafios práticos, aconteceram no espaço do quartel em percursos montados pelos militares do 4ºGBM, sob acompanhamento do instrutor e responsável pelo Canil Militar, Soldado BM Carvalho.

DSCN3231DSCN3266

Estes percursos foram desenvolvidos para simular situações de trabalhos a serem realizados com os cães, como combates, resgates e salvamentos em estruturas elevadas ou colapsadas, obediência motivacional, faro para apreensão de entorpecentes, guarda e proteção.

DSCN3362DSCN3268

De acordo com participantes, o curso superou expectativas e os mesmos já aguardam as próximas edições. “O curso foi muito mais do que esperávamos, foi a união perfeita da teoria e prática sobre cuidados e comportamentos, que nos faltava para conhecermos melhor nossos "peludos". Iniciamos apenas como leigos, levamos o Jerry Lee (Pastor Alemão de um ano e meio) e por fim levamos a Sasha também (Pastor Alemão de três anos). De início, a reação deles foi o que imaginávamos: latidos, rosnados e aquele estresse de todo passeio, mas foi só começar o curso e usar com eles as dicas que os instrutores passavam, que os cães pareciam mudar da água para o vinho. Incrível! A obediência, a socialização com as pessoas, com os outros animais e a calmaria parece que imperavam nas atividades, claro, não deixando apagar o instinto protetor que sempre tiveram. Amamos o curso, certamente faremos o avançado assim que tiver. ” Ressaltaram Inathaly e Rodrigo, que participaram pela primeira vez de um curso de capacitação para adestramento de cães.

DSCN3131

Ao final do quarto e último dia de curso (16/10), aconteceu a solenidade de encerramento, marcada por agradecimentos e comemoração pelo sucesso do trabalho em equipe durante os treinamentos.

Após a fala do comandante do 4º GBM, Tcel Cláudio, ressaltando a importância do curso de capacitação para o trabalho integrado entre os Órgãos de Segurança Pública com o uso de cães em suas guarnições, e parabenizando os instrutores pelo sucesso, os 32 participantes da primeira edição do Curso de Operações K-9 em Santarém, receberam com muita honra, seus Brevês e Certificados de conclusão do curso.

7dcc5684-ddf6-443b-951b-ca62189d6594. DSCN3462

Por Vanessa Campos/5º Seção

Fotos: Vanessa Campos, SGT BM Jânio

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox