quinta-feira, 7 de março de 2019

4º GBM atua na Prevenção e Guarda-Vidas durante o Carnaval


Nos dias 2 à 5 de março, Militares do 4º Grupamento de Bombeiros Militar estiveram empenhados em mais uma Operação Carnaval, que aconteceu de forma integrada com outros Órgãos de Segurança Pública, para garantir a segurança da população durante os dias de eventos carnavalescos.

Durante todos os dias da operação a atuação nas praias foi reforçada. Ao todo 22 Militares estiveram realizando serviços de Guarda-Vidas nas praias de Maracanã, Ponta de Pedras, Pindobal e Alter do Chão.
Na praia de Pindobal foram registrados dois afogamentos e uma intervenção à banhista que ultrapassou os limites de segurança, mas foi resgatado pelos Guarda-Vidas. Não houve vítimas fatais, apenas orientações e advertências.
De acordo com o Comandante da Operação na praia de Alter do Chão, Tenente Albert Corrêa, a insistência dos banhistas em ignorar os limites de segurança ainda é um grande influenciador para os casos de afogamento.

“Nós montamos um circuito de proteção para os banhistas, com as boias de sinalização, onde os proprietários de lanchas e motos aquáticas eram orientados a respeitar essa delimitação, e também um trabalho preventivo, sempre que alguém tentava se aproximar ou ultrapassar o limite determinado pelos Bombeiros era chamado e orientado, isso reduziu drasticamente a possibilidade de afogamentos.”

Durante as noites, os Bombeiros Militares estiveram presentes nos serviços de prevenção que aconteceram tanto em Alter do Chão, quanto na praça de eventos da Av. Anísio Chaves, em Santarém, onde estiveram presentes aproximadamente 20 mil pessoas no sábado (2). Os serviços preventivos também contaram com a colaboração de socorristas do Corpo de Emergencistas Voluntários e Bombeiros Civis.
Uma guarnição do 4º GBM também se deslocou para a cidade de Óbidos, onde realizaram serviços de prevenção no tradicional Carnapauxis. Durante o serviço, os Bombeiros realizaram atendimentos à vítimas que sofreram escoriações e quedas. Na noite do dia 3 (domingo), o público estimado foi de aproximadamente 45 mil pessoas.
Apesar do grande fluxo de pessoas, tanto nas praias, quanto nos eventos de carnaval, nenhuma ocorrência grave ou óbito foram registrados, tornando os serviços da Operação Carnaval 2019 tranquilos e sem grandes alterações. 

Ascom 4º GBM/ Vanessa Campos Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox