quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Altas temperaturas devem predominar no mês de outubro em Santarém e região


Clima quente e seco favorece o aumento de focos de incêndio. Temperatura na região pode chegar a 33º e sensação térmica de 40º.
Altas temperaturas devem predominar no mês de outubro em Santarém e região oeste do Pará. Considerado o mês mais quente e seco do ano, as temperaturas devem aumentar chegando em torno de 33 graus e sensação térmica de até 40 graus. A probabilidade de chuva é de no máximo 53 milímetros, mas pode chover menos do que o previsto.

Na terça-feira (1º), a temperatura nos municípios de Juruti, Oriximiná, Terra Santa, Faro e Alenquer chegou a 34º.

Focos de incêndio na região

As condições climáticas desse período influenciam na propagação do fogo em vegetações. O Corpo de Bombeiros recebe esse tipo de ocorrência diariamente desde o mês de agosto. No período de janeiro a outubro de 2018 foram registradas 77 chamadas, este ano, até o momento já são 197.
“A gente já estava esperando que houvesse um aumento do ano passado para esse ano devido a severidade que está sendo o período. Ano passado nos tivemos chuvas mais intensas então já era de se esperar que o momento de estiagem também fosse muito intenso” pontuou o subcomandante do 4º Grupamento Bombeiro Militar, Major Celso Piquet.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) também registrou focos de incêndios. Somente na segunda quinzena de setembro foram 131 focos de incêndios identificados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) na região.

“Esse é o período mais crítico em relação a queimadas, principalmente porque os pequenos agricultores ainda utilizam desse método rústico de fazer roçado, no qual eles fazem a derrubada e posteriormente, colocam fogo. Nós estamos trabalhando com o setor de georreferenciamento onde são identificados esses focos de incêndios ou desmatamento” disse Welton Sousa, fiscal ambiental da Semma.

A população também pode colaborar com certos cuidados para que os registros diminuam. “A orientação que a gente faz é a de sempre, que a população evite colocar fogo no quintal ou em mato. É preciso acompanhar essa queima pra evitar que o fogo se alastre e que gere estatísticas negativas para a gente” reforçou o subcomandante do 4º GBM.

Texto: G1 Santarém Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox