quinta-feira, 5 de abril de 2012

Coordenador Adjunto da Defesa Civil Estadual visita o Oeste do Pará


Realizar um levantamento das áreas de risco, a capacitação de novos técnicos de Defesa Civil e a implantação de uma Central de Gerenciamento das Situações Emergenciais, foi o objetivo da visita de uma comissão da Defesa Civil do Estado à Santarém e região do Baixo Amazonas no início desta semana. A vinda da comissão, coordenada pelo tenente coronel José Almeida, teve como indicativo a crescente subida das águas que segundo os índices pluviométricos apontam para uma cheia nos moldes de 2009, quando Santarém e demais municípios deflagram estado de emergência.

Na semana passada, em Belém, uma comitiva de deputados da região esteve reunida com a coordenadoria da Defesa Civil e na oportunidade debateram sobre as demandas emergenciais especificas de cada um dos municípios e a partir da reunião foram definidas medidas a serem adotadas em regime de urgência. “Os deputados manifestaram suas preocupações e desta reunião surgiram algumas medidas para que a gente possa fortalecer as ações de enfrentamento da Defesa Civil”, falou o coordenador.

O coordenador adjunto falou que a medida foi adotada em regime emergencial, porém todos os alunos, após a conclusão do curso, estarão aptos a atuarem como técnicos de Defesa Civil. “Nós estamos repassando em caráter emergencial todas as informações técnicas sobre o trabalho da defesa civil nas questões doutrinarias e de legislação para que eles possam apoiar as coordenadorias municipais de Defesa Civil da Região do Baixo Amazonas”, informou o coordenador adjunto, que no dia 3, terça-feira esteve em Alenquer, juntamente com uma comissão técnica da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

O novo coordenador da 4ª Regional de Defesa Civil (4ª REDEC), major Cláudio, falou que o seu compromisso será dar continuidade aos trabalhos realizados no Baixo Amazonas. “Nós vamos dar continuidade nos trabalhos e iremos desenvolver ações com base na experiência do que aconteceu em anos anteriores, como em 2009 aí será possível desenvolver um trabalho”, finalizou.

Medidas a serem implantadas em toda a região Oeste do Estado:
  • Capacitação de 30 novos técnicos de Defesa Civil, alunos da primeira turma do curso de formação de Sargentos Combatentes e Condutores do Corpo Bombeiros oriundos de Santarém, Itaituba e Altamira;
  • Designação de um oficial superior para atuar exclusivamente na coordenação dessas ações, que é o Major Luiz Cláudio;
  • Implementação da Central de Gerenciamento das Situações Emergenciais que será controlada por Santarém e que fornecerá informações sobre as demais cidades e transmitirá todos os dados para a Central em Belém.
Por Martha Costa

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox