quarta-feira, 16 de outubro de 2013

4ª REDEC - Santarém participa da 1ª Capacitação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil no município de Óbidos-Pará


Nudec_Óbidos-01_1024pxA Defesa Civil do Estado, representada na Região Oeste do Pará pela 4ª REDEC, sediada no município de Santarém, participou no período de 09 a 11 de outubro deste ano da 1ª Capacitação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil – NUDEC’s no município de Óbidos.

Nudec_Óbidos-02_1024pxNa abertura do evento estiveram presentes autoridades do município que prestigiaram a cerimônia de abertura, que foi presidida pelo Exmº. Sr. Mário Henrique de Souza Guerreiro, prefeito municipal de Óbidos. Estavam presentes ainda o Exmº. Sr. José Barbosa da Silva, vereador do município, representando a presidência da Câmara Municipal, o Sr. Lindomar Siqueira Marinho, Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, secretários do governo municipal, dentre os quais o Secretário de Meio Ambiente, Secretário de Saúde, Secretária de Assistência Social e Secretário de Governo. Durante seu discurso o Prefeito Mário Guerreiro ressaltou a importância da Defesa Civil Estadual de se mostrar presente na região como a uma agência de facilitação e fortalecimento das ações implementadas nos municípios, onde cedeu dois Técnicos para serem os Instrutores durante a capacitação.

Nudec_Óbidos-03_1024pxA 4ª Regional de Defesa Civil do Baixo Amazonas – 4ª REDEC teve sua participação com dois Técnicos conduzindo as palestras de uma programação bem elaborada pelo município.

O 3º Sgt BM Riler e o Cb BM Celso foram encarregados para dar apoio ao município na condução do conteúdo programático do evento. Com muita receptividade e dedicação dos participantes, foram capacitados comunitários de 25 (vinte e cinco) comunidades ribeirinhas e 08 (oito) bairros da sede do município. No final, a Srª. Edilena Tenório de Souza, Psicóloga da Secretaria Municipal de Assistência Social, elogiou o profissionalismo e o domínio dos palestrantes no conteúdo, com a experiência em fazer e mostrar exemplos práticos de situações já vivenciadas pelos mesmos em operações passadas, ressaltando ainda a importância para o município em ter a iniciativa de aproximar a Defesa Civil com a comunidade. “Vocês estão de parabéns!”, disse.

Nudec_Óbidos-04_1024pxNo último dia aconteceu o encerramento com a cerimônia de entrega dos certificados aos participantes, com a participação várias autoridades que prestigiaram o evento e contribuíram com o sucesso e objetivo alcançado pela organização.

Segundo o Maj. QOBM Luís Cláudio Rêgo dos Santos – Subcoordenador da 4ª REDEC, “esse evento demonstra que a Regional do Baixo Amazonas continua desenvolvendo com eficiência o seu papel na região, que é levar mais ações e apoiar os municípios em seus processos de crescimento nas ações de Defesa Civil dentro de cada necessidade particular”.

Ao final todos os participantes foram agraciados com seus certificados e tornaram-se mais uma ferramenta para o município de Óbidos no processo de fortalecimento das ações de Defesa Civil naquele local.

Texto: 3º Sgt. BM Riler/4ª REDEC 
Fotos: Cb BM Celso/4ª REDEC

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox