terça-feira, 23 de maio de 2017

9º Pelotão do Curso de Formação de Praças BM 2017, Polo Santarém, encerra disciplina de TMI com Prática de Operações Florestais


20170523-003 - CFP Final TMINo dia 18 de maio de 2017 (quinta-feira), o 9º Pelotão do Curso de Formação de Praças BM 2017, Polo Santarém, participou de um simulado de Operações de Combate a Incêndio Florestal, finalizando a disciplina de Técnica e Maneabilidade de Incêndios (TMI), onde colocaram em prática todos os conhecimentos adquiridos nas instruções teóricas.

A prática teve início às 9h30, onde os alunos embarcaram os materiais e equipamentos, seguindo até o ponto de partida do simulado de Deslocamento de Tropa em Operações Florestais.

20170523-032 - CFP Final TMI
20170523-004 - CFP Final TMI
No momento em que a viatura Autotransporte de Tropa (ATT-04) parou de ter acesso via estrada de chão, iniciou-se o deslocamento a pé com os materiais e equipamentos em vias não trafegáveis, com acidentes geográficos acentuados, até chegar em uma área nivelada, após 7 km de caminhada, onde foi feita abertura de aceiros e posterior combate dos alunos na queima controlada coordenada pelos instrutores.20170523-019 - CFP Final TMI
“Hoje a instrução teve por objetivo exercitar a tropa de alunos a percorrer, através de estradas ou não, grandes distâncias com os materiais e equipamentos florestais, utilizados em uma missão real. Serviu também para fortalecer o espírito de cooperação, de corpo, aprimorar a disciplina e elevar a moral desses jovens, tornando-os homens e mulheres mais vigorosos, resistentes e confiantes” - afirmou o Cabo BM Galúcio, instrutor da prática florestal.

Ao término das instruções pela floresta e após refeição, iniciou-se o regresso ao 4º GBM, onde além dos 7 km de retorno, continuou-se a caminhada, agora em área urbana por vias trafegáveis em terreno nivelado, sem acidentes geográficos, perfazendo um total 12 km, culminando com a liberação do curso às 01h20 do dia 19, após o dia de árduas missões sob sol intenso.
20170523-020 - CFP Final TMI
20170523-031 - CFP Final TMI
Para a Aluna CFP Raquel, o dia foi de superação: “Colocamos na prática tudo o que foi repassado nas instruções teóricas. Diferente do incêndio urbano, onde as viaturas são deslocadas até o sinistro, estabelecem as linhas e iniciam o combate, no incêndio florestal é totalmente diferente. A viatura com água não entra na floresta. Até onde o acesso permite o Autotransporte de Tropa segue. Após isso, é caminhar no meio da floresta, munido de todos os materiais e equipamentos florestais até chegar na área do incêndio. Até mesmo os materiais mais leves, após horas de caminhada, vão se tornando pesados devido ao cansaço físico. Mas o objetivo final foi alcançado, cumprimos com a missão. Parabéns aos meus companheiros de turma pela garra e determinação e também a equipe de instrução envolvida na organização de tudo”.Caracará

A instrução contou com todo o apoio de militares possuidores do Curso de Combate a Incêndio Florestal na Amazônia e Brigada Florestal, Socorristas, Unidade de Resgate e como de praxe, sendo acompanhada de perto pela Coordenação do Curso.

O 9º Pelotão do CFP BM 2017 está sendo realizado nas dependências do 4º GBM/Santarém, com previsão de término no mês de Setembro de 2017.

Álbum com todas as fotos  aqui!

Texto e Fotos: Coordenação CFP BM 2017 – Polo Santarém

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox