Na última quarta-feira (21), Militares do 4º Grupamento de Bombeiros Militar, localizado em Santarém, Oeste do Pará, realizaram a 1ª Palestra Nacional de Prevenção a Afogamentos direcionada à pessoas surdas e mudas.
A palestra faz parte das ações que compõem a Semana Latino-americana de prevenção a afogamentos, organizada pelos países membros do Comitê Latino-americano de Salvamento (CLAS), visando a conscientização da população sobre as medidas de segurança e a redução o número de afogamentos em rios e mares.
Em Santarém, a proposta para esta edição foi voltada para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva (surdos e mudos), sendo a primeira vez em todo o Brasil que as orientações são direcionadas especialmente para este público, repassadas por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS).
A palestra aconteceu na Escola Estadual Álvaro Adolfo da Silveira, onde estudam nove alunos surdos, além de alunos com déficit de inteligência intelectual, autismo e as mais variadas necessidades especiais, e foi desenvolvida pelos Bombeiros Militares, Sargento Magalhães que atua como Mergulhador e Guarda-Vidas; Cabo Cley, Guarda-Vidas e Soldado Vilhena, que além de Guarda-Vidas, foi o facilitador das orientações através das LIBRAS.
Os alunos receberam orientações através de dinâmicas e demonstrações com equipamentos, voltadas para as medidas de segurança a serem adotadas em praias e balneários, que são uma realidade na Região, e puderam aprender como proceder ao presenciar um afogamento ou situação de risco.
De acordo com a professora do atendimento educacional especializado, Darlene Gomes, iniciativas de inclusão como essa fazem com que os alunos se sintam mais acolhidos, e devem se tornar mais frequentes nas ações de segurança e em todo o meio social:
“Iniciativas como essa, de trazer uma campanha de prevenção para a escola, são extremamente importantes. Essas pessoas com deficiência estão em todos os lugares, e elas pertencem a famílias que podem precisar dessa ajuda de salvar alguém em caso de afogamento. Os alunos surdos ficaram maravilhados em ver e saber como devem proceder em cada situação de risco, tanto que percebemos no semblante deles o interesse em participar, o entendimento e o envolvimento com todo o decorrer da palestra. Então, nós só temos a agradecer ao Corpo de Bombeiros, por trazer essa palestra educativa, que é de grande importância para nós e para os alunos.”
Ascom 4º GBM/ VC Vanessa Campos, 5ª Seção.
Imprima esta Postagem