sexta-feira, 3 de junho de 2011

Dicas de segurança para as festas juninas


Nesta época do ano, as pessoas e povos tradicionais no interior do país tem a tradição de acender fogueiras, soltar fogos de artifício e balões nos festejos juninos. Nesse período é grande o número de vítimas com queimaduras nos hospitais, pois a maioria dos atendimentos envolvendo acidentes causados por essas atividades são de queimaduras.

O quadro torna-se ainda mais preocupante quando consideramos o desconhecimento da população em relação aos problemas envolvendo a queimadura e suas consequências.

No sentido de prevenir acidentes que possam trazer danos, muitas vezes fatais, principalmente aqueles onde as maiores vítimas são as crianças, o Corpo de Bombeiros faz alerta a esses riscos, com algumas recomendações:

1. Não solte balões. A tradição de soltar balões, embora seja um espetáculo, pode provocar morte e destruição. Após ganhar os céus, os balões fogem do controle, podendo atingir residências, indústrias, hospitais, canaviais, etc.

2. Solte fogos apenas em locais seguros. Não solte fogos em meio às pessoas, próximo a veículos, próximo às barracas de fogos, próximo a postos de gasolina. Não solte fogos também em baixo de caixas ou latas.

3. Jamais carregue bombinhas no bolso, nunca acenda rojões próximos ao rosto e não reaproveite bombinhas ou rojões que falharam, pois além de queimaduras, um acidente com esse tipo de material pode provocar lesões com cortes e até mutilações (na maioria amputações dos membros superiores).
4. Atente para a classificação por idade e habilitação para o uso de cada tipo de fogos de artifício:
Classe A ( Infantil ) - podem ser vendidos a menores e sua queima é livre (recomendável assistência de adultos);
Classe B (Juvenil) - podem ser vendidos a menores, mas a sua queima é proibida em terraços, portas ou janelas que tenham proximidade com vias públicas (também sob a assistência de adultos);
Classe C (Adulto) - venda proibida a menores de 18 anos;
Classe D (Profissionais) - venda proibida a menores de 18 anos em qualquer hipótese. Só pode ser queimado com licença prévia da autoridade competente.

5. Não monte fogueiras muito altas. Lembre-se que além da altura da fogueira em si, deve se esperar que as chamas sejam altas, além da altura de dispersão do calor, produto da queima que também provoca acidentes. Além disso, fogueiras altas podem desabar durante a queima provocando graves acidentes;

6. Não monte fogueiras próximo às linhas de energia elétrica, às árvores, a postos de combustíveis e em locais de concentração de público, como pontos de ônibus, por exemplo;

7. Não salte sobre fogueiras. Essa tradição pode lhe custar a saúde ou até mesmo a vida.

8. Não acenda fogueira jogando produtos inflamáveis. Prepare uma pequena lata com um pedaço de estopa ou tecido embebido com combustível, dessa forma a ignição da fogueira se dá a partir de uma queima controlada.

9. Todo o cuidado com as crianças, elas são fascinadas por fogo e não têm noção do perigo. Não dê fogos poderosos às crianças e monitore-as mesmo quando usarem apenas os traques de massa. Fique de olho nas crianças em todo o tempo e não permita que brinquem próximo a barracas de fogos ou fogueiras, evitando, assim, que elas se tornem alvo de acidentes graves e irreparáveis;

10. Não permita também que crianças soltem fogos dentro da fogueira. A explosão pode projetar produtos em chama contra as pessoas.

Em caso de queimaduras não coloque nenhum tipo de produto sobre o local afetado, como óleo, manteiga, pasta ou remédios caseiros. Adote os seguintes procedimentos:
• Procure acalmar a pessoa;
• Lave o local da queimadura com água fria ou gelada em abundância e depois cubra com um pano limpo e úmido;
• Não fure as bolhas;
• Transporte o acidentado para o hospital mais próximo.

Se precisar, ligue o número de emergência do Corpo de Bombeiros - 190 ou 193, passando informações claras sobre o tipo de ocorrência.

(Compilado da web - dicas dos Corpos de Bombeiros do Brasil)
Mais dicas de segurança com fogos de artifício aqui.

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox