segunda-feira, 7 de julho de 2014

Operação Verão 2014 em Santarém e Belterra


CAM01728Militares do 4º GBM garantem a segurança dos banhistas nas praias de Santarém e Belterra. O serviço é comandado pelo Tenente-Coronel QOBM Luís Cláudio Rêgo dos Santos, Comandante do 4º GBM/Santarém.

888888O maior público presente neste final de semana se deu nas praias de Pindobal no município de Belterra e Alter do Chão em Santarém. A tendência natural é que essa frequência de público nessas praias aumente neste mês de julho, devido suas peculiaridades que as tornam mais visitadas pelos banhistas.20_guarda_vidas_colaboram_com_a_operacao_2CAM01748Em Alter do Chão as ações preventivas foram tomadas pelos Guarda-Vidas, tendo como carro-chefe a problemática da má fixação de coletes salva-vidas por parte dos banhistas que utilizavam caiaques e durante a travessia nas embarcações de pequeno porte (catraias) para a ilha do amor. O que facilitou também o bom andamento do serviço foi a delimitação da área destinada aos banhistas, através de bóias de sinalização, fazendo com que os motonautas e pilotos de embarcações respeitassem a área delimitada.CAM01742CAM01755Além das praias de Alter do-Chão e Maracanã em Santarém e Pindobal, Aramanaí e Cajutuba em Belterra, que também receberam um fluxo de banhistas considerável, o serviço de Guarda-Vidas estendeu-se à Praia de Ponta Pedras com efetivo de reforço, pois é uma das praias de Santarém bastante procurada no mês de julho.

Recomendações básicas para se evitar afogamentos:
- Ao chegar na praia, procure orientação do Guarda-Vidas;
- Procure saber quanto aos trechos arriscados e quais são as melhores áreas para banho;
- Não deixe crianças nadarem desacompanhadas; procure deixá-las com a água na altura do abdômen;
- Adultos devem nadar paralelo à linha da praia e nunca em direção ao fundo do rio, pois se precisarem de socorro poderão acionar com facilidade um guarda vida;

Texto e Fotos: 5ª Seção do 4º GBM

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox