Militares do 4º GBM garantem a segurança dos banhistas nas praias de Santarém e Belterra. O serviço é comandado pelo Tenente-Coronel QOBM Luís Cláudio Rêgo dos Santos, Comandante do 4º GBM/Santarém.
O maior público presente neste final de semana se deu nas praias de Pindobal no município de Belterra e Alter do Chão em Santarém. A tendência natural é que essa frequência de público nessas praias aumente neste mês de julho, devido suas peculiaridades que as tornam mais visitadas pelos banhistas.Em Alter do Chão as ações preventivas foram tomadas pelos Guarda-Vidas, tendo como carro-chefe a problemática da má fixação de coletes salva-vidas por parte dos banhistas que utilizavam caiaques e durante a travessia nas embarcações de pequeno porte (catraias) para a ilha do amor. O que facilitou também o bom andamento do serviço foi a delimitação da área destinada aos banhistas, através de bóias de sinalização, fazendo com que os motonautas e pilotos de embarcações respeitassem a área delimitada.Além das praias de Alter do-Chão e Maracanã em Santarém e Pindobal, Aramanaí e Cajutuba em Belterra, que também receberam um fluxo de banhistas considerável, o serviço de Guarda-Vidas estendeu-se à Praia de Ponta Pedras com efetivo de reforço, pois é uma das praias de Santarém bastante procurada no mês de julho.
Recomendações básicas para se evitar afogamentos:
- Ao chegar na praia, procure orientação do Guarda-Vidas;
- Procure saber quanto aos trechos arriscados e quais são as melhores áreas para banho;
- Não deixe crianças nadarem desacompanhadas; procure deixá-las com a água na altura do abdômen;
- Adultos devem nadar paralelo à linha da praia e nunca em direção ao fundo do rio, pois se precisarem de socorro poderão acionar com facilidade um guarda vida;
Texto e Fotos: 5ª Seção do 4º GBM