4º GBM e GRAESP realizaram a operaçãoNo último dia 05 de agosto de 2014 (terça-feira), por volta das 15 horas, o Corpo de Bombeiros foi acionado via NIOp (Núcleo Integrado de Operações) para realizar uma busca de três pessoas que estavam em uma bajara (embarcação comum na região), que naufragou no Rio Tapajós, no trecho entre as praias de Ponta de Pedras e Alter-do-Chão.
A informação preliminar repassada pelo Núcleo foi que Hélder Rodrigues, umas das três vítimas, o único que usava colete salva-vidas, havia conseguido chegar até próximo à margem da praia de Ponta de Pedras e foi resgatada por outra bajara e ligou para o 190 informando que ainda haviam outras duas vítimas tentando sobreviver flutuando em carotes plásticos e caixas de isopor. Imediatamente, as equipes foram mobilizadas.
Militares de serviço no 4º GBM, juntamente com a tripulação da aeronave Guardião-05 do Grupamento Aéreo da Segurança Pública – GRAESP, sob o Comando do Major QOBM Silvio Feitosa, seguiram até o local informado e conseguiram visualizar as duas vítimas. Apesar de extremamente exaustos, Irmo Santos da Silva - 48 anos e Carlos Cristóvão Andrade - 45 anos, graças aos meios de fortuna utilizados como flutuadores, conseguiram sobreviver.
De imediato, os Cabos BM’s Magalhães e Léo, dotados de tubos de salvamento e nadadeiras, saltaram da aeronave Guardião-05 e fizeram o resgate das duas vítimas, levando-as em segurança até a margem, de onde foram encaminhadas ao Pronto Socorro Municipal de Santarém, para passarem por avaliação médica, haja vista que foi repassada a informação que o naufrágio aconteceu por volta das 9 horas da manhã, sendo evidente o estado debilitado de ambos, devido ao período que passaram na água e expostos ao sol. Hélder Rodrigues foi atendido no Posto Médico da Vila de Alter-do-Chão.
Texto e Fotos: 5ª Seção do 4º GBM
Imprima esta Postagem