quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Bombeiros na Operação Carnaval 2018


Operação Carnaval Alter do Chão 2018Reforçando o serviço operacional no período carnavalesco, o 4º Grupamento de Bombeiros Militares (4ºGBM), atuou de 9 à 14 de fevereiro na Operação Carnaval 2018, com um efetivo composto por 60 Bombeiros Militares, 30 Bombeiros Civis e 30 Emergencistas (CEVOL), disponibilizando de viaturas contra incêndio, unidade de resgate (UR) e lancha Leme 14, utilizadas com o objetivo de atender rapidamente à ocorrências e consequentemente reduzir o tempo de espera do socorro de vítimas.

Operação Carnaval Alter do Chão 2018

Neste período foram registradas 65 ocorrências, sendo 1 salvamento aquático e 64 trabalhos de prevenção e orientação. O trabalho foi considerado positivo,sem alterações e voltado principalmente para contenção de pânico em multidões, serviço de guarda vidas nas áreas de praias, vistorias em instalações provisórias que compõem os espaços de festas e também o trabalho de prevenção aos participantes do Carnaval.

Em Santarém, a segurança foi reforçada para os blocos de rua, eventos religiosos de carnaval e também, na praça de eventos Anísio Chaves, onde comemorou-se o carnaval aberto, com público estimado em 25 mil participantes.

As programações noturnas no Sairódromo, em Alter do Chão, foram consideradas equilibradas, sem ocorrências fora do esperado. Houveram alguns atendimentos para a realização de limpeza e curativos em pés de brincantes, por cortes ocasionados por garrafas de vidros quebradas no chão, situações que mesmo com as orientações de segurança, ainda são ignoradas por muitas pessoas, resultando em vários registros de acidentes desta categoria.

Operação Carnaval GV Alter do Chão 2018Operação Carnaval GV Alter do Chão 2018

Já nas praias de Alter do Chão, Pindobal e Maracanã, as equipes de guarda-vidas atuaram no serviço de prevenção à banhistas, reforçando orientações sobre locais de risco, e advertindo condutores de lanchas e motos aquáticas sobre os perímetros permitidos de tráfego, para evitar qualquer tipo de acidente. Foram registradas duas ocorrências de atendimento pré-hospitalar na praia de Alter do Chão, e ambas conduzidas até o posto de saúde da vila com auxílio da lancha Leme 14.

Este ano, uma guarnição também se deslocou para a cidade de Óbidos, onde acontece o tradicional “Carnapauxis”, que nesta edição recebeu mais de 24 mil brincantes.

Operação Carnaval Óbidos 2018Operação Carnaval Óbidos 2018

Por Vanessa Campos, 5ª Seção, 4º GBM.

Fotos: Ten Albert, Sgt’s Quemel, mAGALHÃES, Sd Eduardo.

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox