terça-feira, 22 de setembro de 2015

Em 2 meses, 4º GBM registra 121 focos de queimadas em Santarém


Queimada em SantarémDe 1º de julho a 21 de setembro de 2015, a Corporação em Santarém registrou 121 ocorrências de queimadas. O resultado mostra um aumento no número de casos, se comparado ao mesmo período de 2014 quando foram registradas 57 ocorrências.Queimada em Santarém

O maior número de casos é relacionado à queima de lixo, por isso o órgão de segurança alerta para alguns cuidados. “Contrate um serviço especializado para dar destinação a esse resíduo ou até mesmo o serviço público de coleta. O agricultor que vai fazer queima para fazer plantio, para limpeza do terreno, construa acero de segurança, que são faixas de terra desprovidas de vegetação que fazem com que o fogo quando for de encontro à floresta e chegar nessa faixa desprovida de vegetação, ele [o fogo] automaticamente se auto extinguirá”, explicou o tenente Jerônimo da Silva.
Queimada em Santarém
Queimada em Santarém
Ainda segundo o bombeiro, as altas temperaturas também contribuem para o número de ocorrências. “Baixa umidade relativa do ar, temperaturas extremas fazem com que esse material combustível em questão que é a vegetação se desidrate, perca umidade e se torne propicia a propagação desse tipo de ocorrência”, disse Silva.

                           

O Código Ambiental Municipal (Lei 17.894, de 15 de dezembro de 2004) prevê como infração leve a queima de resíduos ao ar livre, comprometendo o meio ambiente e a qualidade de vida da população.

G1 – Santarém

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox