No período de 27 a 30 de outubro, a cidade de Santarém recebeu uma das 7 oficinas presenciais do curso EaD para Capacitação em Gestão de Riscos que estarão sendo realizadas no Brasil no segundo semestre de 2015.
A Oficina presencial é parte de um projeto de capacitação promovido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) e realizado pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/RS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O projeto, que tem a coordenação do Prof. Luiz Carlos Pinto da Silva Filho (Diretor do CEPED/RS-UFRGS) e gestão da Prof.ª. Cristiane Pauletti (pesquisadora do CEPED/RS-UFRGS), conta com o envolvimento de pesquisadores de diversas áreas de conhecimento que atuaram desde o desenvolvimento do material didático do curso EaD até o planejamento e realização das oficinas presenciais. A Profª. Dra. Alexandra Passuello (Eng. Civil) e a Prof.ª Eloisa Giazzon (Arquiteta e Urbanista) compõem a equipe de instrutores da oficina de Santarém.
A capacitação envolveu uma etapa de ensino a distância (EaD) que foi desenvolvida em 5 semanas, com carga horária total de 40 horas. A primeira edição do curso EaD foi realizada entre outubro e dezembro de 2014, sendo a segunda edição realizada durante o ano de 2015. Cada edição desta etapa do curso contemplou 1.500 pessoas e parte dos que concluíram com êxito esta primeira etapa foram escolhidos para participarem das oficinas presenciais. A capacitação foi financiada pela SEDEC e por este motivo totalmente gratuita. Entretanto, as despesas de deslocamento, alimentação e hospedagem para a etapa presencial ficaram por conta de cada participante.
O encontro presencial desta semana abordou alguns dos tópicos trabalhados na etapa EaD, tais como: gestão de risco de desastres; riscos e seus componentes, a cidade no contexto dos desastres, mapeamento, percepção de risco, integração e participação, entre outros. A oficina teve como objetivo aprofundar a reflexão sobre algumas questões e proporcionar o compartilhamento de experiências entre os participantes.
A primeira edição das oficinas presenciais foi realizada nas cidades de Porto Alegre-RS, Brasília-DF, São Paulo-SP, Recife-PE, Itajaí-SC, Belo Horizonte-MG e Natal-RN. Já a segunda edição iniciou por Campo Grande-MS, seguida pelo Rio de Janeiro-RJ e Vitória-ES. Além de Santarém-PA, as cidades de Curitiba-PR, Salvador-BA e Fortaleza-CE também sediarão estas oficinas.
A oficina teve ainda o objetivo de integrar agentes de Defesa Civil de diversas regiões, pois os participantes da etapa EAD escolhem onde querem fazer a oficina presencial. Com isso, esta etapa de Santarém contou com a presença de técnicos da região do Baixo Amazonas e Tapajós, bem como representantes dos Estados do Amazonas, Amapá e Rondônia, oriundos dos municípios de Santo Antonio do Iça-AM, Macapá-AP, Porto Velho-RO, além de técnicos das demais regiões do Estado do Pará como: Belém, Prainha, Rurópolis, Jacareacanga e Santarém.
O município de Santarém foi representado por técnicos lotados na 4ª Regional de Defesa Civil do Baixo Amazonas - 4ª REDEC, contando inclusive com a participação de seu Coordenador, o Sr. Ten Cel. BM Luís Cláudio Rêgo dos Santos que, através da Regional, dinamizou total apoio logístico à equipe de Instrutores do CEPED/RS-UFRGS.
Além do conteúdo teórico explorado, ainda foi desenvolvida uma atividade de campo com uma visita técnica em uma área de risco sugerida pela 4ª REDEC e desenvolvida na Serra da Matinha que apresenta características de escorregamento de sedimentos e blocos rochosos na referida área. Esse trabalho de campo finalizou com uma atividade de mapeamento dos riscos encontrados na referida área.
Texto e Fotos: 3º Sgt BM RILER-4ª REDEC/GRID
Imprima esta Postagem