Ainda no fim da tarde de sábado, os dois corpos chegaram à Santarém no porto da Companhia Docas do Pará (CDP). Parentes das vítimas estavam desesperados e aguardavam para fazer o reconhecimento. Os corpos foram levados pelo Instituto Médico Legal (IML) direto para o necrotério do cemitério municipal por conta do estado avançado de decomposição.
Atualizado às 23h00 - Neste domingo (22/05), segundo informações do 1º Tenente BM Da Silva, que comandava a operação de buscas, mais dois corpos foram encontrados, confirmando, portanto, a morte de quatro pessoas até o momento. As buscas continuam no local. (5ª Seção)
Segundo a Polícia Militar, na noite de quinta-feira (19/05), o comando local recebeu denúncias de estariam roubando gado de uma fazenda na comunidade São Benedito, na região do rio Ituqui. No mesmo dia, policiais do Grupamento Tático Operacional (GTO) se deslocaram até a região para apurar o caso. Em monitoramento na área, os policiais avistaram uma bajara e na hora da abordagem, houve confronto e a embarcação naufragou com pelo menos cinco pessoas.
De acordo com o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel André Carlos Oliveira, informações repassadas ao comando são de que três gados foram vistos mortos dentro da bajara sendo roubados, com pelo menos cinco pessoas a bordo. “Segundo o que nos foi repassado, a ação foi rápida e como ficou escuro, os policiais não souberam precisar se eram cinco pessoas e se eram apenas dois gados. O fato é que ocorreu a troca de tiros e a partir de então ninguém foi encontrado mais”, explica.