Um homem foi soterrado até o pescoço em um poço de 20 metros de profundidade na comunidade Mojuí dos Caboclos, no município de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará. O acidente aconteceu na por volta de 9h desta sexta-feira (2) quando o homem entrou no reservatório para fazer manutenção na estrutura. O objetivo era reativar o poço que foi construído em 1997 e estava sem funcionar há oito anos.
A vítima, Raimundo Lima Ferreira, de 50 anos, trabalha fazendo manutenção em poços e há dois dias começou a fazer os reparos no local do acidente. Nesta manhã, ele iria colocar um cano para retirar a água do local, mas a estrutura de concreto feita para proteger o poço cedeu, causando o desmoronamento de terra.
O homem está consciente e respira com ajuda de um balão de oxigênio. Além de difícil, o procedimento de resgate é cuidadoso para que o homem sofra o mínimo de dano possível durante a tentativa de retirada. Nesses casos, é feita uma estrutura de contenção para depois fazer o içamento através de estruturas específicas.
Apesar de ter sido montada uma estrutura para evitar novos desmoronamentos e garantir a ventilação do espaço devido a existência de gases, há muita dificuldade para retirar areia do local. O trabalho está sendo feito de forma manual. "O espaço é pequeno e há uma dificuldade para se retirar a areia, que vai saindo balde por balde, sendo um trabalho demorado, mas vamos ficar no local até ele ser retirado. Verificamos a presença de gases, provavelmente metano e estamos viabilizando um esquema de proteção da equipe e da vítima para facilitar a respiração deles no local. É uma ocorrência de com elevado grau de risco, mas a gente vai tentar finalizar o resgate da vítima", enfatizou o comandante do Corpo de Bombeiros em Santarém, o Tenente Coronel Luiz Cláudio Rêgo.
Equipes da Saúde de Mojuí dos Campos e de resgate do SAMU também estão no local.
Imprima esta Postagem