Durante os dias 11 e 12 deste mês, a Operação Tiradentes II, considerada a maior ação de segurança pública já realizada no país, contou com a atuação do 4º Grupamento de Bombeiros Militar em Santarém, intensificando ações de prevenção e vistorias de competências do Corpo de Bombeiros.
O objetivo da Operação é fiscalizar locais com grande fluxo de pessoas, como lojas, restaurantes, bares e casas de show, visando a prevenção e vistoriando se os estabelecimentos cumprem a Lei nº 13.425/17, que estabelece a Prevenção e Combate a incêndio em locais com rotatividade de pessoas.
A ação, em todo o Estado, ocorreu com efetivos em três turnos: 1º turno: 8h às 18h (11/05), 2º turno: 18h00 às 06h00 (11/05-12/05) 3º turno: 06h00 às 16h00 (12/05). Durante a ação em Santarém, o 4º GBM empregou um efetivo de 15 militares, dispondo de três viaturas da Seção de Vistorias Técnicas da unidade.
Em avaliação geral, a Operação apresentou resultados positivos, tendo em vista o interesse dos donos de estabelecimentos em regularizar os espaços e reforçar a segurança da população que frequenta estes locais. “A missão confiada aos Miliares da SAT do 4º GBM foi realizada com êxito, mesmo com as dificuldades que não são poucas, podemos elevar o nome do Corpo de Bombeiros Militar do Pará em prol da população, reduzindo os riscos de sinistros em estabelecimentos comerciais, locais de reunião de público, indústrias e órgãos públicos. Ressalto que a Operação Tiradentes II foi de suma importância para a prevenção, minimização de riscos e maior segurança da população Santarena.” Ressaltou o Chefe da SAT do 4º GBM, Tenente BM Wilson Silva.
VC Vanessa, 5ª Seção/ 4º GBM.
Imprima esta Postagem