De 21 a 25 deste mês, o 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM), realizou um Curso Preparatório de Atendimento Pré-hospitalar (APH), para o efetivo de Militares lotados na seção de saúde do 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8º BEC), em Santarém.
O atendimento Pré-hospitalar consiste na atuação emergencial de médicos, enfermeiros ou socorristas e é destinado a todo cidadão, vítima de distúrbios neurológicos, cardíacos, psiquiátricos, ou traumáticos, como acidentes automobilísticos, quedas e agressões, visando estabilização clínica e deslocamento para uma unidade hospitalar adequada.
As instruções foram ministradas pelo 1º Sargento BM Mota e Cabo BM Angélica, socorristas e atuantes na seção de Saúde do 4º GBM. 12 Militares do 8º BEC participaram da instrução, composta por aulas teóricas e práticas, sobre Imobilizações, Reanimação cardiopulmonar, Desobstrução de vias aéreas, Retirada de capacete e Transporte até viatura, dentre outras técnicas, sendo reforçadas as particularidades de cada procedimento.
“Estes militares serão destacados para Unidades Avançadas, neste caso, no trecho onde o Exército está desenvolvendo obras, ou seja, onde existem possibilidades de acidentes, tanto de trabalho, quanto na própria via, com Militares ou civis, então o objetivo do treinamento é deixar os Militares em melhores condições de desenvolver esse atendimento de suporte básico de vidas, estabilização de vítima de acidente, e a condução até o ponto de apoio hospitalar mais próximo.” Afirmou o 1º Sgt BM Mota.
No último dia de curso (25), aconteceu uma avaliação com simulação prática de acidente de trânsito, onde os militares foram divididos em equipes, a fim de demonstrar os procedimentos adquiridos e sanar qualquer duvida referente à ação.
De acordo com o SGT BM Mota, a avaliação foi considerada satisfatória, devido à facilidade de compreensão e grande interesse em aprender.
“Há muito interesse em se aperfeiçoar, então nós tivemos um nível de aprendizado satisfatório, e com a nota da avaliação, que é direcionada a eles, pudemos ter uma noção do que pode ser melhorado, tendo em vista também a limitação de tempo. Certamente irão desenvolver um bom trabalho.” ressaltou.
Ascom 4º GBM
Fotos: VC Vanessa, 5ª Seção.