Para garantir a segurança dos presentes, o 4º Grupamento de Bombeiros Militar atuou na Operação Integrada de Órgãos de Segurança Pública, realizando trabalhos de prevenção a acidentes e garantindo a segurança dos visitantes, turistas e da população que esteve na vila prestigiando Festival.
Diariamente 70 pessoas entre Bombeiros Militares, Civis e Emergencistas estiveram empregados na Operação, atendendo as demandas de Prevenção a Acidentes, Serviços de Guarda Vidas e apoio, tanto para atuação nas praias, quanto no Sairódromo, onde acontece a festa.
Antes do evento, o trabalho do Corpo de Bombeiros foi direcionado à elaboração do plano de segurança e reuniões de ajustes com os Órgãos de Segurança, seguido pelas vistorias técnicas, com objetivo de reduzir os riscos para o público presente no evento, tanto nas áreas de arquibancadas, quanto nos camarotes, reforçando também a importância da identificação das saídas de emergência e sinalizações de segurança.
Durante todos os dias de evento a segurança nas praias foi reforçada para atender ao grande fluxo de banhistas e visitantes. O serviço de Guarda Vidas dispôs de uma base fixa, localizada na praia do Cajueiro e duas barracas na Ilha do Amor, onde Bombeiros Militares, Civis e Emergencistas estiveram distribuídos por equipes que cobriram todo o perímetro. Este ano, o serviço nas praias contou com o suporte de uma lancha (Leme 07), bote inflável e duas motos aquáticas (Jet Ski), sendo uma cedida pela empresa Tapajós Náutica, e outra pelo Comando Operacional, através do Comandante, Coronel Norah, que também esteve em Alter do Chão acompanhando a Operação.
Durante as noites, as programações culturais aconteceram na Praça do Sairé, onde fica localizado o Sairódromo e reuniram no um público de aproximadamente 3 mil pessoas no sábado, dia em que aconteceu a tradicional disputa dos botos. No Domingo estima-se que o público foi de aproximadamente 5 mil pessoas.
Neste turno, o trabalho dos Bombeiros foi destinado à Prevenção de Acidentes, visando orientar os presentes sobre os limites de segurança, prevenir acidentes e atender a qualquer demanda na área de Primeiros Socorros e Atendimento Pré-hospitalar (APH). Além dos suportes para os serviços de praias, também estiveram empregadas as viaturas de Incêndio Florestal, Viatura ATT 04, Viatura de Apoio AFR 04 e Unidade de Resgate (Ambulância).
De acordo com o Comandante do 4º GBM, Tenente Coronel Tito, a Operação Çairé 2018 foi concluída com saldo positivo, devido a grande preparação do efetivo e o trabalho integrado entre os Órgãos de Segurança.
“O diferencial na Operação Çairé foi justamente a integração entre os órgãos. Essa integração existente entre Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, SMT, e todas as secretarias envolvidas fizeram a diferença, e a Marinha do Brasil também contribuiu para o êxito das operações aquáticas. É uma avaliação que tiramos de positivo o fato de não ter nenhuma vítima, tanto no meio hídrico, quanto na parte de prevenção durante a noite, isso já é um fator bastante relevante. Ressalto o apoio do Comando Operacional em deslocar mais um equipamento náutico, a iniciativa privada dando seu apoio na pessoa do Dr. Olavo Neves, disponibilizando um jet ski, ou seja, fizemos um verdadeiro cinturão de segurança em Alter do Chão, e isso fez com que o Çairé fosse perfeito, sem maiores incidentes.” Ressaltou.
Ascom 4º GBM
Fotos: VC Vanessa Campos, 5ª Seção.
Imprima esta Postagem