segunda-feira, 2 de abril de 2012

Solenidade marca comemoração de 18 anos do 4º GBM



O 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Santarém realizou na manhã da última sexta-feira, 30, uma solenidade alusiva aos 18 anos de sua criação, em 26 de março de 1994. O evento iniciou às 9 horas e contou com a presença de autoridades militares, civis e convidados que prestigiaram a programação que concedeu o Diploma de Amigo do 4º GBM para 57 parceiros da Corporação, entre eles representantes de instituições, empresários e colaboradores. O evento teve ainda a participação da Banda de Música do 3º Batalhão de Policia Militar (BPM) e das crianças do Projeto Escola da Vida, que realizaram uma demonstração prática sobre acidente com Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).
Segundo o Tenente Coronel Tavernard, comandante do 4º GBM, ao longo dos 18 anos o Corpo de Bombeiros conseguiu junto a sociedade o respaldo para que fossem firmadas várias parcerias, sem as quais seria difícil o cumprimento da missão dos Bombeiros. “Nós estamos homenageando os parceiros que todos os dias estão conosco. A Marinha, o Exército, as personalidades civis que sempre estão nos ajudando de todas as formas possíveis e isso aqui é uma pequena demonstração do nosso reconhecimento da importância deles”, falou o comandante.

O comandante explicou que a mudança da data de comemoração para o dia 30 de março aconteceu em virtude da demanda de serviço dos militares que além de prestarem serviço no próprio Quartel dos Bombeiros em Santarém também auxiliam nos trabalhos na Infraero, Defesa Civil Estadual e Projeto Social Escola da Vida (PEV). “Nós mudamos a comemoração para a sexta-feira por pensarmos nas autoridades e também nos serviços que tínhamos na segunda-feira”.

Dentro da programação de comemoração do 4º GBM estava uma demonstração de salvamento em altura que foi cancelada devido as condições climáticas do município. “Nossos militares estão preparados para qualquer eventualidade. Hoje nós teríamos uma demonstração de salvamento que infelizmente tivemos que cancelar, não pelos nossos militares, por que eles estão acostumados a todas as situações, e eu acredito que a chuva hoje veio para abençoar mais esse ano do 4º GBM”, enfatizou.

Com um efetivo de 114 militares o 4º GBM atua de forma significativa em Santarém e região realizando os serviços de combate a incêndios, salvamento, prevenção e controle do pânico, serviço de guarda-vidas, vistorias técnicas e atividades de defesa civil, além do Projeto Social Escola da Vida. “Eu me sinto muito honrado de estar à frente desse grupamento formado por militares comprometidos com a sua missão, e a cada dia que passa todos nós estamos nos aprimorando bastante. Hoje temos aqui a primeira turma do Curso de Formação de Sargentos Combatentes e Condutores de Viatura e isso é muito bom”, finalizou.

Entre os agraciados estavam o Comandante do Policiamento Regional I (CPR I), Coronel Eraldo Sarmanho; a Coordenadora da Defesa Civil Municipal, Eliene Amaral; o Superintendente da Policia Civil, delegado Gilberto Aguiar; o Dep. Federal Lira Maia; Superintendente do Ibama, Hugo Américo Schanaedler; a Prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins; o comandante da Capitania dos Portos, Capitão José de Fátima Andrade e diretores e editores de jornais e empresas de comunicação de Santarém, entre outros. A todos os nossos cumprimentos e votos que possamos perpetuar essa parceria por muitos outros anos.

Texto e fotos: Colaboração de Martha Costha


Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox