quinta-feira, 29 de março de 2012

Militar do 4º GBM participará da Travessia dos Fortes



Pelo segundo ano consecutivo o Soldado do 4º GBM, Fábio Lima, participará da competição nacional ‘Travessia dos Fortes’ no Rio de Janeiro.

Criada em 2001, a competição reúne há mais de 10 anos os melhores atletas da natação nacional e internacional em mais
3.400 metros nas águas da praia de Copacabana. Este ano, segundo os organizadores do evento, mais de 2,5 mil atletas estão inscritos para participar da competição que acontece no próximo dia 1º de abril a partir das 8h30 com largada do Forte do Leme à Copacabana e que será dividido em três grupos: o elite; faixa etária (17 categorias no masculino e feminino); e portadores de necessidades especiais.

Em Santarém o atleta treina diariamente nas calmas águas do Rio Tapajós e tenta, apesar das diferenças entre as águas do Rio e do Mar, superar as adversidades. “Eu tenho buscado nos últimos dois meses treinar no início da manhã até pra pegar um clima mais frio, já que a água do rio é um pouco mais quente e tem menos correnteza que no mar aberto, que tem as águas bem mais geladas”, falou o competidor que também treina no final da tarde por causa da mudança climática.

Apesar do atleta representar Santarém em uma competição nacional de natação, a falta de apoio financeiro é o primeiro obstáculo a vencer. Hoje todas as despesas da competição são custeadas pelo próprio atleta. “Eu consegui a liberação do Corpo de Bombeiros para participar dessa competição, mas até o momento eu não consegui apoio financeiro nenhum e até o momento estou custeando todas as despesas, apesar de estar indo representar Santarém nessa competição”, frisou.

Em 2010 o atleta seguiu para o Rio de Janeiro para participar pela primeira vez da competição. Mesmo sem experiência e conhecimento da prova conseguiu a classificação de 30º lugar entre 2 mil inscritos. “Essa prova ela é tão disputada que vem atletas de vários países sendo difícil até conseguir fazer a inscrição, e ano passado, na minha categoria, eram 2 mil nadadores. Eu consegui o 30º lugar na prova e esse ano eu espero conseguir uma classificação melhor. Vou chegar no Rio um dia antes que pra fazer o reconhecimento do local da prova”, declarou.

Além da Travessia dos Fortes o militar participou de outras competições nacionais como a Jungle Maraton e os Jogos Ibero-Americanos realizado em 2011 em Manaus, que reuniu 1,4 mil atletas para disputarem 26 modalidades.

Por Martha Costa


Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox