quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

4ª REDEC VISTORIA ÁREAS DE RISCO EM SANTARÉM


No dia 26/01/2010 (terça-feira), o Maj. QOBM Cláudio Fernando Tavernard Trindade, Coordenador Regional de Defesa Civil da 4ª REDEC, juntamente com o Cap. QOBM Luis Cláudio Rego dos Santos – Sub Comandante do 4º GBM e o Cb. BM Augusto Riler de Amorim Lopes – Técnico da 4ª Regional de Defesa Civil fizeram parte de uma vistoria na área de encosta no bairro da Matinha no município de Santarém, onde se encontra com o risco de deslizamento de pedras de grande porte para as casas construídas no pé da Serra Piroca no referido bairro.

A visita contou também com a presença da Exmª. Srª. Maria do Carmo Martins – Prefeita Municipal de Santarém, juntamente com o Ilmº. Sr. Luis Alberto da Mota – Secretário Municipal de Segurança Cidadã, o Sr. Laurimar Brito Freire – Coordenador Municipal de Defesa Civil, Srª. Alba Valéria – Secretária Municipal de Infraestrutura e ainda membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Tudo com o intuito de fazer um diagnóstico local das áreas de risco existentes no município de Santarém e tomar medidas para que essas áreas não sejam ocupadas desordenadamente e trazer maiores consequências para a população.
Durante a visita foi ratificado o que já havia sido observado anteriormente pelos técnicos da COMDEC e desta 4ª REDEC, que se trata de uma área onde é feita a extração irregular de material destinado a construção civil, bem como a ocupação desordenada na base da encosta. A multiplicidade das ações humanas nas vertentes da “Serra da Matinha” além de modificar a paisagem acelerando o processo de desmoronamento de blocos rochosos em alguns trechos, bem como é visível os pontos onde a erosão hídrica é evidente e bastante acelerada, causando um maior desprendimento de sedimentos que consequentemente oferecem risco aos moradores da área.

Com isso, e as demais observações feitas de riscos existentes a Prefeitura se comprometeu em sanar os problemas levando em consideração as recomendações feitas no relatório do Técnico da Defesa Civil do Estado o mais rápido possível para não ter problemas maiores com a chegada das chuvas deste inverno.
Acompanhe o vídeo dessa ação em conjunta da Prefeitura Municipal de Santarém, Corpo de Bombeiros Militar do Pará - 4º GBM e 4ª REDEC, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC, Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMA e demais Órgãos envolvidos.

 

Texto e Fotos: Cb BM RILER – Técnico da 4ª REDEC – Santarém. Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox