Às 21h45 de ontem (05/01), a Guarnição do 4º GBM seguiu na Viatura ABSR-09 até a Rua 24 de Outubro, no Bairro do Laguinho, para atender uma solicitação de combate a incêndio nos fundos do terreno da Associação dos Servidores do IBAMA (ASSIBAMA), que fica ao lado do prédio do IBAMA em Santarém, onde atualmente se encontram armazenadas várias toras de madeira apreendidas pelo órgão. Curiosamente não foram encontrados focos do sinistro, encerrando a ocorrência como mais um trote.
Porém, por volta das 02h10 de hoje (06/01), um novo chamado do Centro Integrado de Operações – CIOp acionou a Guarnição da Viatura ABSR-09 novamente para o local, que desta vez encontrou várias toras de madeira completamente em chamas.
Com as chamas muito altas e a área atingida bastante extensa, outra viatura de incêndio – Vtr AT-11 - teve que ser acionada, além do apoio da Vtr AR-35 e de uma máquina retroescavadeira para a retirada das toras.

Pelas circunstâncias, há indícios do incêndio ter sido criminoso, devido a forma como o fogo se propagou e pelo fato de ter chovido na cidade durante a noite. Uma investigação deverá ser realizada pela Polícia Federal a pedido do IBAMA.